Os deputados e deputadas das Bancadas do PT e do PCdoB querem uma explicação dos dirigentes da CEEE Equatorial para a demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em diversos municípios gaúchos, sobretudo na zona Sul do estado após o último ciclone extratropical. Para isso, o deputado Miguel Rossetto protocolou nesta segunda-feira (31), na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, um requerimento de Audiência Pública, subscrito pelos parlamentares das duas bancadas. A data ainda deve ser definida.
O requerimento foi motivado pelo grande contingente de usuários sem energia elétrica mesmo após semanas desde a ocorrência do ciclone extratropical, entre os dias 10 e 14 de julho. No documento, os parlamentares também afirmam que a formação dos fenômenos climáticos, as rotas e as possíveis regiões afetadas, foram informadas com antecedência pelos órgãos, agências climatológicas e pela Defesa Civil, o que torna a demora ainda mais dramática. “Enorme irresponsabilidade e prejuízos a uma parcela muito grande da população no estado. Temos regiões famílias e comunidades que ficaram impressionantes 15 dias sem oferta de energia elétrica, com prejuízos muito grandes”, disse o deputado Miguel Rossetto.
O parlamentar lembrou também que nos tempos da CEEE pública nunca houve uma situação como essa. “Nunca tivemos uma situação de tamanho desrespeito, sem respostas ou respostas subdimensionadas, ausência do governo do estado e das agências reguladoras”, disse. Enquanto isso, os números apresentados pela concessionária na imprensa, segundo os deputados, são imediatamente subdimensionados. “São facilmente desmentidos pelos registros das pessoas que estão sem o serviço de fornecimento de energia elétrica, bem como por prefeitas, prefeitos e vereadoras e vereadores e outras autoridades das cidades afetadas”, afirma Rossetto.
Além do deputado Rossetto, subscreveram o requerimento o líder da Bancada do PT na Assembleia, deputado Luiz Fernando Mainardi, líder Partidário do PT na Assembleia, Jeferson Fernandes, a líder Partidária do PcdoB, deputada Bruna Rodrigues, e os deputados Adão Pretto, Laura Sito, Leonel Radde, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.
Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747
Foto: Carlos Queiroz/Diário Popular/Divulgação