Zé Nunes articula aprovação de lei da classificação do fumo na propriedade nos três estados do Sul

Zé Nunes articula aprovação de lei da classificação do fumo na propriedade nos três estados do Sul

Na segunda-feira (10), em agenda em Santa Catarina, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes (PT), acompanhado do chefe de gabinete do deputado que integra a Frente, Adolfo Brito (PP), Airton Scorsatto participou de reunião com os deputados Luciane Carminatti (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Fabiano da Luz (PT) e Sargento Lima (PL), e com o chefe de gabinete do deputado Pepe Collaço (PP), Henrique de Souza.

Na pauta, o projeto de lei nº 10/23 que prevê a classificação do fumo na propriedade dos agricultores, semelhante ao projeto que Zé Nunes aprovou no Rio Grande do Sul. Em SC, ele foi apresentado pelo deputado Sargento Lima, e está tramitando na Assembleia.

A Frente gaúcha está estabelecendo diálogo com deputados catarinenses para aprovação da lei naquele Parlamento. “Estamos construindo um diálogo para que o projeto seja implementado em Santa Catarina e no Paraná, para beneficiar todos os produtores de tabacos do Sul do Brasil”, declarou. A Frente também está em diálogo com deputados do Paraná, e nos próximos dias, irá a Curitiba para tratar do assunto.

A produção de fumo desses três estados representa mais de 80% da produção do país, e 160 mil famílias dependem dessa atividade. O RS é o maior exportador do Brasil. “Tendo uma legislação única nos três estados do Sul, poderemos unificar, regular e dar sustentabilidade a esta atividade produtiva, com mais autonomia e melhor condição de comercialização”, finalizou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Foto: Juliana Wille