sexta-feira, 22 novembro

A Câmara de Vereadores de Pelotas ficou lotada na noite da segunda-feira (3/07), para discutir o Plano Plurianual Participativo, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, e proposta pelo deputado  Zé Nunes. Foi um encontro bastante representativo, com a presença de mais de 30 entidades e 10 municípios, garantido a diversidade do debate.

Entre as prioridades defendidas, a agricultura familiar e a agroecologia; pesca e aquicultura sustentáveis; atenção primária à saúde e economia solidária. “O PPA é uma excelente oportunidade da comunidade apresentar ao governo o que é prioridade, como a construção do Hospital Escola da UFPel, que tratamos nesta plenária”, destacou.

A plenária cadastrou como prioridade no PPA, a construção do novo Hospital Escola para a região, referência em oncologia, cuidados intensivos adulto e neonatal, tratamento de HIV e gestação de alto risco. O projeto da sede própria é composto de 3 blocos, numa área de mais de 33 mil metros quadrados, com espaço para 250 leitos de internação clínica, projetado para promover a integração de ensino, pesquisa e assistência e a consequente prestação de modernos serviços à população.

Segundo Zé Nunes, o objetivo dos encontros e divulgar a possibilidade da população participar da construção do plano sendo protagonista. “É uma iniciativa de tentar abrir mais o orçamento para o que de fato é relevante no dia-a-dia das comunidades”, finalizou.

O diretor de Planejamento e Orçamento Participativo, da Secretaria Nacional de Participação Social, Ubiratan de Souza anunciou, durante sua participação online, a realização da plenária estadual no Rio Grande do Sul, no sábado (8/07), na Assembleia Legislativa. As plenárias encerram no dia 10 de julho no Brasil, mas a votação segue no portal do PPA até dia 14 de julho.

Além de Pelotas, os debates sobre o PPA serão levados também a Camaquã, na quinta-feira (6), às 16h, na Sala do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e na sexta (7), às 19h em São Lourenço do Sul, na Câmara de Vereadores.

Para participar, basta acessar a lista de programas na página gov.br/ppaparticipativo e vote na sua prioridade!

 

Texto: Marcela Santos

Foto: Igor Viana

Compartilhe