Os graves problemas resultantes da degradação ambiental a qual o Planeta Terra está submetido demonstram a necessidade do RS assumir o compromisso, conjuntamente com a sociedade civil, no sentido de apoiar a formulação e implementação de ações e políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável.
A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentável foi lançada nesta segunda-feira (3/7) pelo gabinete do deputado Leonel Radde. “Vamos trabalhar organizados a partir de quatro eixos: meio ambiente, agroecologia, direito dos animais e cidades sustentáveis, e alinhados com os conceitos da Organização das Nações Unidas. Agradeço aos parlamentares que assinaram pela iniciativa permitindo a instalação desta Frente”, disse o deputado.
Entende-se como desenvolvimento sustentável o conceito criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU: um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. “A Frente vai atender as necessidades de espaços de diálogo e debates em relação ao tema principal, encontrando caminhos para a harmonização entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental no Rio Grande do Sul”, explicou Radde.
Participaram do evento no Salão Júlio de Castilhos o ambientalista Leonardo Melgarejo, a integrante da ONG Princípio Animal, Cícera de Fátima Silva, entre outros.
Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087
Foto: Joaquim Moura