Começou neste domingo (2) a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) em Brasília. O Deputado Estadual Pepe Vargas participa do evento que, este ano, tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia! ”.
São mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações que vão debater durante 4 dias políticas públicas e propostas para fortalecer o SUS.
Para o deputado, a 17ª Conferência Nacional de Saúde significa a retoma o Controle Social na formulação das políticas públicas do SUS, “ esta conferência abre expectativas positivas para os usuários e trabalhadores do SUS. Estamos otimistas com os resultados que devem surgir aqui na CNS, através do diálogo, da diversidade e representatividade, por um SUS mais inclusivo e universal”.
A abertura teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.
As conferências de saúde são espaços de participação popular e diálogo entre gestores e sociedade.
Segundo os organizadores, devem ser discutidas e deliberadas cerca de 1,5 mil propostas e diretrizes sobre o acesso da população à Saúde e o fortalecimento do SUS. As medidas aprovadas na conferência devem servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
O evento vai até quarta-feira, dia 05, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, CICB
Texto: Vânia Lain (MTE 9902)
Foto: Vinicius Spengler