sexta-feira, 22 novembro

O presidente Lula realizou, na sexta-feira (30), em Viamão, a entrega de 446 unidades do Minha Casa Minha Vida no Residencial Viver Coometal, que vai beneficiar 1.784 pessoas. As chaves foram entregues pelo presidente e pelo Ministro das Cidades Jader Filho. As casas fazem parte da modalidade Entidades do Minha Casa Minha Vida e o residencial possui toda a infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica e pavimentação. Além disso, os moradores ainda terão transporte público, duas creches, duas escolas e um posto de saúde, além de segurança. O investimento total no empreendimento foi de R$ 39,8 milhões.

Para a representante da  Cooperativa Produção e Manutenção Habitação Metalúrgicos RS (Coometal), Loiva Medeiros, a entrega dessas moradias é o resultado de um esforço coletivo e destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento da região. Carine Siqueira, uma das beneficiárias, disse que essa entrega representa o resultado de muitos anos de luta e é uma iniciativa que vai proporcionar mais qualidade de vida para as 446 famílias beneficiadas.

Durante a cerimônia, o presidente Lula lembrou que as políticas sociais e a distribuição de renda são fundamentais para o desenvolvimento. “O dinheiro precisa circular na mão de todo mundo para a cidade poder crescer.” Além de incentivar a economia, distribuir riquezas, significa elevar o padrão de vida das pessoas “é esse o país que nós precisamos construir.” Lula lembrou que “o povo quer ter o direito de ter um bom emprego, ele quer ter o direito de ter sua casinha, ele quer ter o direito de construir sua família e ter uma qualidade de vida e educação para os seus filhos.”

Além disso, o presidente ainda anunciou um investimento de R$ 23 bilhões em infraestrutura, no Brasil, ainda este ano. “Isso é mais do que o outro governo investiu em quatro anos” e lembrou que quando assumiu a presidência, em janeiro, encontrou 14 mil obras federais paralisadas. O presidente ainda falou sobre a importância das políticas sociais, da distribuição de renda, da participação popular, do combate à fome e da desigualdade. “Nós provamos, em 2012, que era possível acabar com a fome. Quando eu voltei, tinha 33 milhões de pessoas passando fome e nós vamos acabar outra vez.”

Lula também anunciou que o Programa Minha Casa, Minha Vida, que foi retomado pelo Governo Federal em fevereiro de 2023, tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até 2026. Desde a retomada, o Ministério das Cidades já entregou 9.182 moradias. Cerca de 37 mil pessoas foram beneficiadas em todo País.

Além da entrega das moradias, em Viamão, o presidente Lula também participou de um almoço no Palácio Piratini, com o governador Eduardo Leite e ex-governadores e de uma visita a dois novos prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), hospital público e universitário vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que ampliaram a área da instituição em 85 mil m².

 

Texto: Manu Mantovani

Foto: Joaquim Moura

Compartilhe