quinta-feira, 28 novembro

A mobilização pela implantação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Maria aglutinou de vez as principais lideranças e instituições da cidade. No final da tarde desta sexta-feira (23), o plenário da Câmara Municipal de Vereadores lotou para debater o tema da expansão das unidades do IFFar no Rio Grande do Sul. Na audiência pública promovida por iniciativa do deputado estadual Valdeci Oliveira junto à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o apoio ao fortalecimento da vocação educacional de Santa Maria foi unânime. “Essa é uma causa de todas as visões políticas. Essa luta pertence a toda cidade e a região. Pela importância da cidade, há espaço para ampliar oportunidades educacionais para a nossa juventude, principalmente via ensino técnico”, anunciou Valdeci na abertura da audiência.

Ao recuperar a trajetória de 15 anos do IFFar, a reitora Nidia Heringer, afirmou que as tratativas para a expansão dos campi (de 11 para 15) da instituição estão avançadas. “Tenho certeza que com o apoio da Assembleia Legislativa, dos prefeitos e das comunidades, nós teremos a concretização desse desejo. Todas as unidades nasceram a partir das comissões de implantação, que são integradas por entidades representativas da comunidade, ou seja, dos segmentos empresariais, sindicais e legislativos. Quando me perguntam como será o (campus) de Santa Maria, eu digo que é esta comunidade é que irá construir a oferta, construir os eixos tecnológicos para termos seres humanos que fiquem na cidade, felizes com suas famílias.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que representou o prefeito municipal, e a vereadora Luci Duartes, que representou o presidente da Câmara de Vereadores, asseguraram “apoio total” do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. “Como disse o deputado Valdeci, as forças vivas de SM estão unidas para consolidarmos Santa Maria como polo educacional. Com certeza, a prefeitura dará todo apoio e contrapartida, no caso o terreno, que deverá ocorrer de forma tranquila após o aval da Câmara de Vereadores”, assinalou ele, que também citou que um terreno localizado junto ao espaço da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), na Região Oeste, seria uma opção bastante forte de área para sediar o novo campus.

Já a vereadora Luci enfatizou que a implantação do campus do IFFar “é um sonho acalentado há muito tempo” e que não faltará “apoio político pluripartidário” ao movimento. “ Essa Casa está de portas abertas, com uma torcida muito grande. Tudo o que estiver ao nosso alcance, nós vamos fazer para reforçar esse movimento”, disse.

O presidente do Sindicato dos Dirigentes Lojistas (Sindilojas), Ademir da Costa informou, no plenário da Câmara Municipal, que o apoio ao campus do IFFar “é uma unanimidade” entre as entidades empresariais locais, e que essa posição foi definida durante encontro realizado neste mês.

Na sequência, vereadores, vereadoras, estudantes e lideranças empresariais, sindicais, populares, educacionais e da juventude se revezaram na tribuna da Câmara para avalizar a luta e para reforçar que a iniciativa seja “abraçada por toda a cidade”.  “Precisamos de uma educação voltada ao mundo e não somente ao mercado, uma educação integral para um mundo cada vez mais complexo. Nós, gestores públicos, precisamos criar oportunidades para quem mais precisa”, disse o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ronan Simioni.

No final da audiência, o deputado Valdeci, que coordenou o debate público, propôs a formação do “Comitê Permanente de Mobilização Pró-Campus do IFFar em Santa Maria”, que teria como integrantes membros das instituições e entidades que estiveram representadas no encontro. Com o aval dado pelos participantes da audiência, ficou definido o prazo do próximo dia 5 de julho como a data final para indicação da composição do colegiado. “Após a definição das representações, nós faremos a primeira reunião coletiva de trabalho para unificarmos e ampliarmos as estratégias de ação e mobilização. Eu vou solicitar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que o nosso mandato, pela vinculação direta com a cidade, possa representar o Parlamento gaúcho nesse Comitê”, afirmou Valdeci.

Além das autoridades políticas e das lideranças de diversos segmentos locais, também participaram da audiência pública estudantes, servidores e pró-reitores do IFFar e representantes dos movimentos sociais da cidade. As vereadoras Luci Duartes, Helen Cabral e Marina Callegaro e os vereadores Valdir Oliveira, Paulo Ricardo, Professor Danclar e Manoel Badke também marcaram presença, assim como o diretor geral da secretaria estadual da Educação e ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann; a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga; e o presidente da AM-Centro, Sérgio Coradini.

*A íntegra da audiência pública pode ser conferida em: https://shre.ink/lD5x (YouTube da TV Câmara de Santa Maria)

Texto:  Marcelo Antunes – MTE 8511

Fotos: Christiano Ercolani

Compartilhe