Governo Lula mantém mobilização e garante recursos para minimizar efeitos das enchentes no RS

“Estamos presentes no Rio Grande do Sul e a partir desta terça-feira (20), vamos disponibilizar os recursos necessários aos municípios gaúchos”. A afirmação é do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Góes, junto com o ministro da Secom Paulo Pimenta, esteve sábado no Rio Grande do Sul visitando e sobrevoando os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. Além de prestar solidariedade em função das perdas e das vítimas fatais, o Governo Lula iniciou as ações de ajuda humanitária, como o fornecimento de água, comida, remédios, preparação de abrigos e desobstrução de estradas. “A orientação do presidente Lula é que a gente atue imediatamente e sempre integrado com o Governo do Estado e prefeituras”, disse o ministro.

Equipes da Defesa Civil e do Ministério estão no Estado realizando reuniões para assessorar os municípios nas decretações de emergências e ações humanitárias. Na medida que os planos e decretos forem elaborados, há a garantia do Governo Lula de liberar recursos para as prefeituras manter os atendimentos e iniciar os trabalhos de recuperação.

No programa Conversa com o Presidente, o presidente Lula prestou solidariedade ao povo gaúcho e falou que é preciso enfrentar a questão climática para diminuir a incidência de desastres ambientais. “Os desastres ambientais estão cada vez mais frequentes e isso é um aviso de que estamos destruindo o planeta. Se não cuidarmos, estamos nos condenando ao fim. A questão climática é algo verdadeiro e precisamos ter responsabilidade. Por isso, aqui no Brasil assumimos o compromisso de desmatamento zero até 2030”.

Integrantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, junto com a Defesa Civil Nacional, realizam reuniões regionais com prefeitos na Região Metropolitana, Vale do Paranhana e Litoral Norte.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da Bancada do PT/RS

Foto: Lucas Leffa/Secom/BR