Na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia desta quarta-feira (07/6), o deputado Zé Nunes , voltou a falar da importância do setor da proteína animal no RS, e sobre sua preocupação com a crise no setor. “Estamos alertando sobre os impactos dos cortes de créditos presumidos no setor desde 2021, quando o governo do Estado já demonstrava desconexão com a atividade produtiva, e desconsiderava o potencial da nossa produção. Leite precisa se posicionar, e parar de ignorar esta crise. Até agora não o fez”, criticou.
Passaram-se 30 dias da reunião entre representantes do setor e o governador, e até agora absolutamente nada foi feito. “A Languiru fechou, Cooperativas como a Pia e a Santa Clara estão com dificuldades, empresas privadas fecharam atividades, e frigoríficos entrando em falência”, lamentou.
De acordo com o parlamentar, este setor foi construído ao longo de décadas, e está quebrando, mas o governador Eduardo Leite segue ausente. “Os reflexos do PIB não estão ligados somente à estiagem. Temos uma clara diminuição da atividade econômica por conta de um governo que não se envolve”, alertou.
Na Assembleia, a bancada do PT Projeto de Lei nº 221 /2023, que autoriza a concessão de incentivos às atividades agroindustriais de proteína animal no Rio Grande do Sul. O prazo de concessão dos incentivos será de 24 meses, podendo ser renovado por igual período. As agroindústrias de cooperativas, familiares e de pequeno porte terão prioridade na concessão dos incentivos fiscais e demais benefícios. “Seguiremos cobrando do Governo Leite medidas concretas para o enfrentamento da crise”, completou.
Texto: Marcela Santos
Foto: Guerreiro/Agência de Notícias da AL/RS