Comissão de Saúde debate alterações no zoneamento da Silvicultura gaúcha

Nesta quarta-feira (24/05), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo realiza audiência pública híbrida para debater a Proposta de Alteração ao Zoneamento Ambiental para a Atividade da Silvicultura no Estado do RS. A reunião, proposta pelos dos deputados Jeferson Fernandes (PT) e Miguel Rossetto (PT), acontece às 18h, na Sala Adão Pretto, térreo da AL/RS e virtualmente pela plataforma Webex.

Segundo os proponentes, o objetivo é abrir o debate sobre as alterações propostas pelo governo, “especialmente diante da magnitude das mudanças e dos impactos destas para o meio ambiente gaúcho”. Para Jeferson, o projeto do governo Leite precisa ser de conhecimento público. “Leite quer ampliar a área de silvicultura no estado, modificar regras, revogar quase todos os critérios de plantio já estabelecidos. Isso tem de ser debatido à exaustão”, alerta.

Rossetto lembra que houve uma Consulta Pública sobre o tema; o Ministério Público já emitiu recomendação para que o método seja aperfeiçoado. “Estamos falando dos biomas gaúchos, da expansão de culturas em zonas fragilizadas. Precisamos de critérios que levem em conta os interesses públicos. Infelizmente não temos mais a Fundação Zoobotânica. Talvez seja hora de pensar também em sua recriação”.

O debate na Assembleia será aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Texto: Andréa Farias – (MTE 10967)