domingo, 24 novembro
Um dia depois da sessão que envergonhou o Rio Grande do Sul com a absolvição de um vereador da cidade de Caxias do Sul que se manifestou de forma racista e preconceituosa sobre trabalhadores libertados de condições análogas à escravidão na Serra Gaúcha, a Assembleia Legislativa lançou a Frente Parlamentar Antifascista, nesta quarta-feira (17/5), uma proposição do deputado Leonel Radde (PT).
Na abertura, a cerimônia homenageou a professora doutora Adriana Dias (in memorian), considerada uma militante da resistência ao fascismo com um vídeo lembrando as suas falas sempre firmes e carregadas de conteúdo intransigente no combate às práticas do neofascismo.
Leonel Radde reforçou a importância de organizar a frente. “Sabemos o quanto é difícil defender essa pauta mesmo sabendo que é nossa obrigação. Não ser antifascista é compactuar com o racismo, com a Lgbtfobia, com a misoginia, com a violência contra as mulheres, com o capacitismo. O fascismo é criminoso. O fascista abomina a divergência e a diversidade.”
Márcio Chagas, militante e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia do Rio Grande do Sul defendeu a formação da Frente sob o aspecto do enfrentamento ao racismo estrutural no Estado. “Me sinto feliz por iniciativas como esta. A luta antiracista no Estado é urgente. A alienação contribui para práticas abomináveis e devem ser combativas”, declarou.
O professor doutor Renato Levin Borges, neto de judeus refugiados do nazifascismo, revelou a sua satisfação em ver a formação da Frente. “Estes movimentos são fundamentais. O fascismo cresce historicamente nas crises e o discurso deve estar aliado com as práticas”.
A psicóloga e ativista cultural Letícia Uequed destacou o papel da cultura no enfrentamento ao fascismo. “Precisamos entender o quanto que a cultura pode contribuir nestes objetivos. Quem não luta contra o fascismo está deixando a minoria ser atacada”.
A Frente Parlamentar Antifascista é o início de um ciclo de debates, ações e movimentos que o Mandato Antifascista do deputado Leonel Radde quer promover nos próximos anos.
Texto: Luciana Fagundes MTB 21087
Foto: Joaquim Moura
Compartilhe