sexta-feira, 22 novembro

Personagem ilustre de Santa Maria, o empresário Manoel Francisco da Silva, mais conhecido como Seu “Manoelzinho”, de 92 anos, foi homenageado nesta terça-feira (16) com a maior distinção do Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha. Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a cerimônia, realizada no Salão Júlio de Castilhos, contou com as presenças de familiares, amigos e lideranças políticas – como o prefeito Jorge Pozobom e o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro – empresariais da cidade polo da região Central do estado, que completará 165 anos de emancipação política e administrativa nesta quarta-feira (17). Seu Manoelzinho atua desde a década de 1950 no ramo da construção civil santa-mariense, sendo o responsável pela construção de mais de 50 edifícios, sendo alguns considerados ícones da cidade, como o Taperinha, onde atuou como mestre-de-obras, e o São Lucas, como realizador.

“É uma pessoa a quem faltam palavras para descrever, para enumerar sua vida, trajetória, dedicação, bondade e humildade, mas que tem em seu currículo uma história que muito nos orgulha. E uma das suas grandes qualidades, que muito eu ouço, é a de ajudar as pessoas. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de muito trabalho, empenho e ousadia. E peço apenas uma coisa ao senhor: me convide para comemorar os seus cem anos”, discursou Valdeci.  Emocionado, o próprio homenageado fez questão de destacar as confluências e origens de ambos, lembrando que “Valdeci veio do interior do município de Dilermando de Aguiar. Eu vim do interior de São Pedro do Sul. Tivemos nossa origem no campo e começamos nossas trajetórias cercados de dificuldades. Fomos, pouco a pouco, superando desafios, enfrentando as incertezas e vencendo os obstáculos, construindo nossas histórias de forma honesta, com ética, respeito e responsabilidade”, lembrou.

Trajetória do “Manoelzinho” –  Nascido em 10 de fevereiro de 1931, em São Pedro do Sul, Manoel Francisco da Silva mora em Santa Maria desde 1951. Nesta época, ele trabalhava como capataz de olaria, no Bairro Passo D´Areia. Depois de trabalhar como apontador de obras na construção do Edifício Taperinha, prédio localizado na Região Central da cidade, e de atuar no comércio local, ele deu início, em 1960, a construção do seu primeiro prédio, na Rua Tuiuti.De lá para cá, a família Silva Zamberlan, liderada por “Manoelzinho”, construiu mais de 50 edifícios em diferentes regiões da cidade, o que colaborou no crescimento e no desenvolvimento de Santa Maria. Em meio ao trabalho na construção civil, Manoel Silva também investiu no setor rural, adquirindo uma propriedade no Distrito de Santa Flora. Atualmente, ele, que é casado com a senhora Inês Costa Beber Zamberlan há mais de 60 anos e é pai dos filhos Evandro, Stela e Fernando, segue administrando a propriedade rural e fazendo projetos para novos empreendimentos.

Texto: Tiago Machado – MTE 9.415

Fotos: Christiano Ercolani

Compartilhe