35 anos de compromisso com o Rio Grande
No ano de 2022 completamos 35 anos da posse da primeira Bancada do PT na Assembleia Legislativa. Naquele fevereiro de 1987, completávamos apenas sete anos da fundação do Partido, onde, em nosso manifesto, já defendíamos – em 1980 – que “a Nação é o povo e, por isso, o país só será efetivamente independente quando o Estado for dirigido pelas massas trabalhadoras”.
Legislatura após legislatura fomos pavimentando uma trajetória de compromisso com o povo do Rio Grande do Sul, fazendo da defesa dos direitos da classe trabalhadora, da luta por políticas públicas e serviços públicos de qualidade, a nossa marca coletiva. Da nossa primeira bancada – composta por Raul Pont, Adão Pretto, Selvino Heck e José Fortunatti – recebemos um legado que renovamos e fortalecemos a cada quatro anos: o da ampla defesa da participação popular, da transparência e de uma sociedade mais justa e igualitária.
Desde 1999, o povo gaúcho tem nos concedido, através do voto, a honra e a responsabilidade de ser a maior bancada do Parlamento Gaúcho, seja na condição de situação, nos governos Olívio e Tarso, seja enquanto oposição aos governos neoliberais. No entanto, somente em 2009, fomos eleitos, pela primeira vez, para a Presidência da ALRS, com o deputado Ivar Pavan, fruto de um longo processo de diálogo com os demais partidos do Legislativo, que resultou em um acordo de gestão da Casa pelas maiores bancadas a cada Legislatura.
Este documento resgata e atualiza um pequeno histórico publicado por ocasião dos 20 anos da Bancada do PT. Como afirmou, naquela ocasião, o nosso líder Flávio Koutzii, “esta é uma obra que nos orgulha”. É uma história de lutas, resistências, conquistas e avanços. Uma história construída não apenas pelos homens e mulheres eleitos e eleitas. Mas por milhares de pessoas, militantes ou não, que com o seu trabalho ou seu voto de confiança atuaram na construção deste projeto generoso, de desenvolvimento, igualdade e inclusão social.
São 35 anos de atuação parlamentar alicerçada nos princípios democráticos. São 35 anos que trabalhamos pela construção de um Estado cada vez melhor para se viver e trabalhar. Saímos das urnas, em outubro, novamente como a maior bancada da ALRS, com 11 mandatos e mais um mandato do PCdoB, eleito na nossa Federação Partidária.
Fomos eleitos reafirmando nosso compromisso histórico em defesa da democracia, dos direitos e dos serviços públicos, o qual iremos cumprir no exercício de uma oposição consequente e responsável ao governo do Estado e no apoio ao governo do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. Afinal, como diz o manifesto de fundação do nosso Partido, “a mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista”.
Pepe Vargas – Líder da Bancada do PT na ALRS
Acesse a cartilha na íntegra clicando aqui: CARTILHA BANCADA 2 (3)