Radde lança Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal na Assembleia Legislativa

Radde lança Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal na Assembleia Legislativa

Com as presenças de estudiosos, especialistas e usuários de medicamentos à base de Cannabis, foi lançada nesta terça-feira (9/5), às 11h, a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS.

A Frente é uma iniciativa do gabinete do deputado Leonel Radde (PT) e vai promover um amplo debate sobre a importância de investir em pesquisa, fabricação e distribuição de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS no RS.

Segundo o parlamentar, o RS precisa romper preconceitos e avançar nesta pauta. “Diversos estados já estão bem adiantados no tema, que garante qualidade de vida para milhares de pacientes que tratam doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras, com enormes resultados. Estamos propondo debater com seriedade rompendo falsos moralismos que só dificultam os avanços da ciência”, destaca Radde.

A advogada Bianca Uequed, autora do primeiro Habeas Corpus para cultivo da Cannabis Medicinal do RS, foi enfática ao declarar que esta pauta é superior a qualquer divergência política. “Não se trata de ideologia e sim de humanidade. Eu mesma tive que romper preconceitos e estudar sobre o assunto e, foi assim que entendi tratar-se de saúde pública, de qualidade de vida e coragem das famílias, na maioria mães, que enfrentam as barreiras ultrapassadas para salvarem as vidas de seus filhos e filhas”.

No depoimento emocionante da professora aposentada Liane Pereira, acompanhada da filha, que faz uso de medicação à base de Cannabis, ela mostrou outros exemplos de crianças que mudaram suas vidas com as medicações. “Eu planto maconha na horta de casa, junto com tomates e temperos. Produzo o remédio para minha filha e o resultado é que ela passou a ter uma vida normal, deixando no passado as 60 convulsões diárias que enfrentamos antes do Habeas Corpus quando ela usava medicamentos tradicionais tarja preta. Hoje luto para que outras mães e pais possam ter o mesmo direito para seus filhos”, declarou.

Liane Pereira é titular do 1º Habeas Corpus de cultivo da maconha em domicílio do RS.

 

Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087

Fotos: Joaquim Moura