A Frecata é uma iniciativa do deputado Leonel Radde (PT)
O Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (3/5) representantes de 28 cooperativas de reciclagem de diversas regiões do Estado, além do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis para o lançamento da Frecata – Frente Parlamentar das Catadoras e Catadores do RS.
A presidência da Frente será do deputado Leonel Radde, autor da iniciativa. Para ele a importância da iniciativa está em diversos setores. “Através da Fecata o parlamento gaúcho poderá debater sobre meio ambiente, emprego, economia e dignidade para esta categoria”, declarou.
Na cerimônia, o deputado quebrou o protocolo e ofereceu seu tempo de fala para Maninha Medeiros, filha de uma das principais lideranças comunitárias, pioneira na organização da reciclagem em Porto Alegre, Marli Medeiros, já falecida.
Maninha Medeiros comemorou destacando a mobilização de todos e os objetivos. “É uma ferramenta de luta pelo reconhecimento e valorização da categoria. Precisamos nos mobilizar, participar e protagonizar esta frente para que nossas reivindicações sejam atendidas”.
Alguns objetivos da Frecata:
1) O justo e necessário “pagamento por serviços ambientais”;
2) Incentivo a reciclagem e a proibição da incineração dos resíduos sólidos;
3) Fomentos e incentivos que viabilizem a Compostagem dos resíduos orgânicos;
4) Logística reversa com protagonismo das Catadoras e Catadores;
5) Fim da atual “bi-tributação” de resíduos recicláveis e isenção de impostos para as Associações e Cooperativas de catadoras e catadores;
Texto: Luciana Fagundes MTB: 21087