Atividade que lotou o Plenarinho da Assembleia debateu o papel de parlamentares negros e a democracia.
A Bancada Negra da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu, na noite de quinta-feira (27), um debate com a presença do Deputado Estadual do Paraná, Renato Freitas. A atividade aconteceu no plenarinho e reuniu representantes do movimento negro, movimento estudantil e coletivos. O objetivo do encontro foi debater o papel dos parlamentares negros na construção do novo Brasil. Além das Deputadas Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB) e do Deputado Matheus Gomes (PSOL), que compõem a Bancada Negra da Assembleia Gaúcha, participaram ainda as deputadas federais Reginete Bispo (PT) e Daiana Santos (PCdoB) e da vereadora de Porto Alegre, Karen Santos (PSOL).
A deputada Laura Sito (PT), lembrou que a presença de pessoas pretas nos parlamentos é um processo histórico muito profundo “isso significa que as políticas afirmativas, que aquilo que a gente constrói diariamente no debate político é muito importante porque resulta em mudanças profundas.” Uma construção que é histórica e que é resultado de uma longa caminhada. “Não podemos esquecer que para chegarmos até aqui muita gente derramou seu suor e o seu sangue. Temos certeza de que ainda temos uma luta muito grande pela frente, mas juntos nos fortalecemos.”
Outro ponto destacado por Renato Freitas foi a importância da representatividade para a democracia. “Sem nós, não há política, democracia ou bem-estar social.” O parlamentar ainda destacou a importância da união “sobretudo do povo preto porque nós sabemos que quem perde com o fim da democracia, em primeiro lugar, somos nós.” Além da representatividade, o encontro ainda debateu a importância e os mecanismos de combate ao racismo e da garantia de direitos.
O debate da quinta-feira à noite abriu uma série de atividades que o Deputado Renato Freitas participa em Porto Alegre, até domingo (30), como uma visita às cozinhas comunitárias da Lomba do Pinheiro, no sábado (29).
Texto: Thanise Melo