sexta-feira, 22 novembro

Foto: Divulgação

Sem apresentar nenhuma solução para a crise do IPE Saúde, o governador Eduardo Leite reuniu deputados estaduais nesta quarta-feira (12). O objetivo da reunião convocada pelo Governo, foi apresentar um diagnóstico da situação financeira e operacional do IPE Saúde. O Objetivo é reformular o plano de saúde.
A bancada do PT foi representada pelo deputado Pepe Vargas. Segundo o deputado, a reunião mostrou que não há nenhuma resposta concreta para o IPE Saúde, apenas apresenta os problemas na visão do governo.  “Até 2014 as despesas e receitas estavam equilibradas, o que gerou esse desiquilíbrio é o brutal arrocho salarial que os governos Sartori e Leite praticaram contra os servidores públicos”.
Pepe, que foi relator da subcomissão que debateu os problemas do IPE Saúde, destacou que a receita do IPE Saúde é o percentual que incide sobre o salário dos servidores, como eles sequer repassaram a inflação para os salários o IPE Saúde teve, na prática, um congelamento de receitas e aumento de despesas, que segundo o deputado, é razão fundamental da crise financeira de saúde.
O deputado aponta que a grande falha, é forma que o IPE saúde está sendo administrado nos últimos 8 anos, deixando a desejar no atendimento de 1,2 milhão de gaúchos, “além de todos os problemas financeiros, ainda tem a falta de gente para fazer uma gestão qualificada, o número de funcionários que atende é pequeno.”
Na próxima semana uma nova reunião entre o governo e os deputados deve acontecer para definir como será encaminhada uma solução para o Instituto de Previdência do Estado.

 

Texto: Vania Lain – MTE 9902

Compartilhe