sexta-feira, 22 novembro
Deputado Valdeci com a diretora de Políticas e Regulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim, em Brasília.

A criação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), em Santa Maria, esteve entre as pautas tratadas na reunião entre o deputado Valdeci Oliveira (PT) e a professora Carla Jardim, ex-reitora do Instituto e atual diretora de Políticas e Regulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). Na audiência, realizada na última segunda-feira, 20, na sede do Ministério, em Brasília, onde Valdeci cumpre uma série de compromissos políticos, o parlamentar defendeu que a medida, se efetivada, irá expandir ainda mais o grande potencial da cidade no campo educacional. “A reitoria do IFFar já está em Santa Maria, mas a luta agora é pelo campus. Temos vocação, disponibilidade e interesse. Trata-se de um jogo de ganha-ganha em que não há derrotados. Ganha a cidade, ganha a região Central, ganha o RS”, pontuou Valdeci.

A mobilização em defesa da proposta foi reforçada em outra audiência, esta com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que acolheu imediatamente a proposta. Segundo Valdeci, com o lançamento do novo programa de infraestrutura federal, uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ampliado e remodelado, e que irá abranger também as áreas de educação e saúde, a proposta deverá ser avaliada. O novo programa está sendo formatado e será apresentado ao presidente Lula após seu retorno da viagem à China, ainda no primeiro semestre. “Vamos continuar na mobilização e aproveitar que tanto o ministro Pimenta como Carla Jardim são entusiastas da ideia. E temos uma conjuntura favorável, onde o governo não renega a ciência nem o conhecimento e trabalha pela ampliação do acesso da população ao ensino e à formação”, analisou o deputado.

 

Texto: Tiago Machado MTE 9.415
Foto: Christiano Ercolani
Compartilhe