Fotos: Debora Beina
A bancada do PT na Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira (11) a visita da ex-deputada, e agora doutora em Educação, Marisa Formolo. Ela participou da reunião semanal do coletivo para apresentar seu livro “Por que somos poucas? Mulheres eleitas e mandatos públicos”, produzido pela educadora a partir de tese de doutorado em Educação defendido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A obra, que busca mapear as mulheres eleitas a cargos públicos em Caxias do Sul, deverá ser oficialmente lançada no Parlamento gaúcho em data a ser definida.
No livro, a ex-deputada analisa a trajetória de mulheres eleitas para cargos públicos em Caxias do Sul, entre 1960 a 2014. Ao reconstruir a trajetória das eleitas, o trabalho procura entender por que são tão poucas as mulheres que participaram da disputa eleitoral e, em menor número ainda, as eleitas. Marisa esteve na reunião com a bancada acompanhada do professor Jaime José Zitkoski, que a orientou no doutorado em Educação. Durante a agenda, ele representou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, instituição que é proponente do lançamento da obra.
Marisa sugeriu que o parlamento organize um espaço mensal para a divulgação de trabalhos acadêmicos que versem sobre experiências da política institucional. “Além do próprio livro, penso que seria importante um espaço institucional que permita o compartilhamento de produções destinadas à política institucional, especialmente àquelas obras que se abrem à democracia”, ressaltou.
O livro foi saudado pela bancada, que avaliaram que o livro fomentará a reflexão sobre o protagonismo feminino na política. “Muito importante um estudo que saliente e valorize a participação da mulher na política”, avaliou a deputada Stela Farias. “Sem dúvidas, o trabalho desenvolvido por Marisa ajudará a dar luz sobre o protagonismo das mulheres na política e todas as dificuldades que elas ainda enfrentam”, complementou a deputada Sofia Cavedon.
Em sua passagem pela Assembleia nesta terça-feira, a ex-parlamentar aproveitou também para uma visita ao Plenário da ALRS, onde acompanhou o Grande Expediente proposto pelo deputado Pepe Vargas em homenagem aos 90 anos do Sindicato dos Metalúrgicos.
Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747