Foto: Paulo Roberto
Legenda: Deputado Adão Pretto defendeu uma política de Estado para enfrentar a estiagem
O deputado Adão Pretto Filho (PT) reafirmou nesta quinta-feira (30) o seu apoio à agricultura familiar, que sofre, pelo terceiro ano consecutivo, com graves estiagens no Rio Grande do Sul. Em frente ao Palácio Piratini, ele participou de uma mobilização que reuniu lideranças, trabalhadores e trabalhadoras do campo de todas as regiões do estado.
Na ocasião, Adão Pretto afirmou que o governo de Eduardo Leite precisa cumprir o que promete e ter sensibilidade com o setor. Além disso, comentou sobre investimentos do governo federal. “O presidente Lula já destinou R$ 430 milhões em ações emergenciais. Sabemos que isso não resolve todos os problemas acumulados. Por isso, defendo a criação de uma política pública permanente e estruturante, que dê conta de enfrentar com profundidade o problema”, apontou.
O deputado relatou já ter participado de inúmeras reuniões com representantes dos governos, de movimentos sociais e entidades do campo, e também defendeu uma solução à dívida dos agricultores. “Muitos não conseguem chegar próximo ao banco para fazer um financiamento, comprar semente e adubo, porque estão endividados”, destacou.