sexta-feira, 22 novembro
Campanha Verão sem Machismo em Torres. Foto Paulo Roberto

O ato oficial de instalação da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que terá como coordenador o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), será realizado na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, a partir das 15 horas, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.

A Frente foi criada em 2011, numa iniciativa inédita no país liderada pelo deputado Edegar Pretto, que conduziu os trabalhos até 2022. A recriação foi requerida nesta legislatura por Adão Pretto e aprovada com o apoio de parlamentares do PT, PSol, PCdoB, PDT, PSD, PSDB, PP e Republicanos.

Conforme o deputado, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos que já estavam sendo realizados, intensificando as ações de conscientização junto aos homens e a elaboração de leis para proteger a vida das mulheres. Somente em janeiro e fevereiro de 2023, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o RS já registrou 3.669 casos de lesão corporal, 389 estupros e 15 feminicídios. Adão Pretto avalia que o aumento da violência familiar e doméstica exige ações de prevenção e combate com respostas rápidas às vítimas, e que a recriação da Frente une esforços nesse sentido.

Além dos deputados e deputadas da Casa, foram convidados para a solenidade os poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Câmaras de Vereadores, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), movimentos sociais, movimentos de mulheres, entre outros.

Serviço

O quê? Instalação da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Quem? Deputado Adão Pretto Filho (PT)

Quando? Segunda-feira, dia 3 de abril, às 15 horas

Onde? Salão Júlio de Castilhos – 1º andar da Assembleia Legislativa

Texto: Catiana de Medeiros (MTB 16569)
Compartilhe