Para garantir que o Lar da Infância Daniel Albornoz, de Santana do Livramento, receba R$ 150 mil para realizar obras de reformas e ampliação de muros no local, o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), autor da emenda parlamentar com a destinação desse recurso, reuniu-se com dois secretários estaduais no final da tarde desta segunda-feira (27/03): de Assistência Social, Beto Fantinel; e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Matheus Wesp. Os encontros ocorreram no Centro Administrativo Fernando Ferrari, sede de ambas as secretarias.
O recurso é parte da verba à qual cada um dos 55 parlamentares do Legislativo têm o direito de direcionar. No entanto, a preocupação de Jeferson neste caso se refere ao fato de, pela primeira vez, o dinheiro estar sendo direcionado para uma ação social coordenada pelo Fundo Municipal. “Viemos destinando as nossas emendas a hospitais e unidades de saúde do interior gaúcho para melhorar o atendimento às comunidades. Mas quando soubemos do trabalho do Lar, entendemos que era uma exceção justa e necessária. E nossa preocupação é fazer com que o dinheiro, via Fundo Municipal, chegue ao destino”, explicou o deputado.
Segundo o secretário de Assistência Social, a responsabilidade sobre a liberação do recurso da emenda teria passado para a secretaria de Direitos Humanos, a partir da reconfiguração do novo governo de Eduardo Leite, por tratar-se de assunto associado. Neste sentido, Fantinel telefonou a Wesp para confirmar a localização da emenda e garantir que Jeferson fosse recebido pelo secretário ainda na tarde de ontem. Antes, porém, o petista colocou-se à disposição de Fantinel para apoiar iniciativas voltadas à assistência dos povos indígenas do RS, especialmente da Reserva do Guarita, no que tange à segurança alimentar e programas de educação para jovens.
Na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o secretário garantiu que os recursos da emenda de Jeferson serão pagos diretamente ao Lar da Infância, em uma única parcela. “Recebemos a boa notícia de Wesp de que o dinheiro será pago diretamente à entidade até o final do semestre”, contou o petista. Antes, porém, o secretário reforçou a necessidade de elaboração de plano de trabalho por parte da direção do Lar. “Ficamos bastante aliviados com essa notícia e ansiosos para que esse dinheiro possa reverter em melhorias para as crianças do Lar Daniel Albornoz”, concluiu Jeferson.
Lar da Infância Daniel Albornoz – é uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade, que trabalha há 35 anos para proporcionar um ambiente adequado para proteção e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. A Instituição funciona 24 horas para atender e é responsável pela alimentação, higiene, moradia, lazer e garantia de todos os direitos preconizados no Estatuto da Crianças e Adolescentes.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)