Foto: Ricardo Stuckert
Economista de formação e reconhecida gestora, Dilma Rousseff foi confirmada, nesta sexta-feira (24), na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o Banco dos Brics. A instituição é gerida pelos cinco países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O mandato de Dilma vai até julho de 2025.
A bancada do PT na Assembleia Legislativa considera que a presença de Dilma no banco é mais um passo do Brasil na estratégia de recuperação da nossa economia. “O Brasil retoma seu protagonismo na geopolítica internacional, com uma liderança feminina que enfrentou a ditadura militar, foi a melhor ministra dos governos Lula, tem uma enorme capacidade de gestão e um profundo conhecimento da economia”, afirmou a deputada estadual Stela Farias.
Stela lembra que a escolha de Dilma também faz justiça à trajetória da ex-presidenta. “Dilma é um exemplo de integridade e grandeza, que ficou evidente ao ser traída e sofrer um impeachment fraudulento, pelo qual foi inocentada. Agora ela está exatamente no lugar onde deveria estar. Neste novo contexto mundial, multipolar, ganha o nosso país, com sua indicação”.
O deputado Miguel Rossetto, que foi ministro de três pastas no Governo Dilma, também saudou a escolha da ex-presidenta. “É extraordinária a escolha de Dilma no Banco dos Brics. Ganha o Brasil, ganham os países Brics, ganha o mundo”.
A escolha da ex-presidenta foi por unanimidade e a posse deve ocorrer no dia 29, quando o presidente Lula estará na China para missão governamental.
Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT na Assembleia Legislativa