sexta-feira, 22 novembro
Foto Mauro Mello

As deputadas Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT), Sofia Cavedon (PT) e Stela Farias (PT) participaram, nesta quarta-feira (8), da entrega do Troféu Mulher Cidadã em homenagem a quatro mulheres que são referências nas categorias educação, jovem empreendedora, sindicalismo e comunicação. A deferência ocorre no mês de março como parte das atividades pelo Dia da Mulher, com o objetivo de valorizar figuras de destaque em diversos espaços públicos.

Em nome da bancada do PT, a deputada Stela Farias afirmou que sente orgulho da presença feminina crescente no Parlamento. “Mesmo sendo a maioria da população brasileira, as mulheres seguem sub-representadas nos espaços políticos e de poder”. Para ela, mesmo com o aumento das candidaturas femininas em 2022, que cresceram 33,3% nas esferas federal e estadual, apenas 302 mulheres conseguiram se eleger para a Câmara dos Deputados, Senado, Assembleias Legislativas e governos estaduais, enquanto o número de homens eleitos chegou a 1394. “Cito esses números porque a baixa participação das mulheres na política e nos espaços de liderança tem criado dificuldade para que as urgentes questões de gênero, que são mesmo urgentes devido a uma verdadeira epidemia de feminicídios em nosso Estado, sejam efetivamente resolvidas. Com menos mulheres nos espaços de poder, o poder é menor”, lamentou.

A parlamentar fez um balanço das iniciativas para a área do então Governo Tarso Genro. “Criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que apesar de gerar bons frutos, como a criação da Patrulha Maria da Penha, da Rede Lilás de Proteção, dos Centros de Referência Municipais da Mulher e da Rede de Abrigos e Acolhimento a iniciativa foi imediatamente abortada no governo seguinte, de José Ivo Sartori e seguiu retrocedendo até o quadro lamentável que enfrentamos hoje”. Ela vai além, lembrando dos dados do atual governo de Eduardo Leite quando “chegamos ao trágico dado, estampado em capa de jornal, de que uma gaúcha é agredida a cada 22 minutos no Rio Grande do Sul, o que representa um aumento de 5,85% em comparação com 2022”.

Em seguida a tribuna foi dividida com a deputada Bruna Rodrigues, que saudou o dia como “dia que marca a chegada de uma nova bancada negra que luta por um Estado melhor, mais justo, que uma parcela de nós não tenha medo de sair de casa, de ir ao supermercado, que possamos compartilhar a luta do que é ser mulher”. Para ela “não existe Estado melhor para se viver do que aquele que cuida das mulheres, mas infelizmente, nos últimos anos, tivemos uma queda de 90% dos investimentos direcionados as mulheres. A pauta feminina e feminista não é só das mulheres, mas de todos nós” finalizou ela.

Minibiografia das homenageadas, indicadas pelas deputadas:

Sandra de Deus, indicada na categoria educação pela deputada Laura Sito: professora e pesquisadora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico). Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Extensão Rural, especialista em Pensamento Político Brasileiro e graduada em Jornalismo pela UFSM. Foi pró-reitora de Extensão da UFRGS entre setembro de 2008 e setembro de 2020 e secretária de Comunicação da Universidade entre 2004 e 2008. Presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) em 2012 e 2013.

Flávia Carlesso, indicada na categoria jovem empreendedora pela deputada Stela Farias: residente na cidade de Alvorada/RS, mãe do Valentim de 3 anos e esposa do Filipe. Vem de uma família de empreendedores e comerciantes da cidade. Formada em Fisioterapia pela PUCRS em 2016, pós-graduada em Fisioterapia Dermato funcional também pela PUCRS em 2018 e MBA em Cosmetologia Clinica e estética em 2023. Possui várias certificações na Área de Fisioterapia Dermato-funcional tornando-se especialista em Cuidados com a Pele. Atua na cidade de Alvorada desde 2019. Primeiro com consultório particular e, desde 2021, como sócia da clínica Carlesso Espaço Saúde com a irmã, Fernanda Carlesso, dentista. Flávia trabalha de forma voluntária pela Rede do Bem, uma ONG de Alvorada, onde participa de campanhas sociais tais como: arrecadação de roupas, alimentos, material escolar com entregas em escolas públicas do município. Flávia também participa da organização nas escolas do chamado Dia do Bem, um projeto social realizado dentro de uma escola pública escolhida pela rede e seus administradores com a distribuição de cestas básicas às famílias de maior necessidade (dentro dos critérios da direção de cada escola) e também é realizado um dia de atividades, brincadeiras e lanches para as crianças e famílias da comunidade escolar. Recebemos em cada ação em torno de 400 a 600 crianças por evento dentro de cada escola.

Miriam Cabreira, indicada na categoria mulher sindicalista pela deputada Sofia Cavedon: será a primeira mulher a dirigir o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS) desde a fundação da entidade, em 1963. A indústria petrolífera ainda é um ambiente majoritariamente masculino. As mulheres são 16% da categoria petroleira. Ela foi eleita no dia 17 de dezembro de 2022, com a chapa Unidade Petroleira, apoiada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que venceu a eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal do Sindipetro-RS, para o triênio 2022-2025. Servidora concursada desde 2007, Miriam é técnica de Operação do Craqueamento da Refap, em Canoas, e atua no movimento sindical há dez anos. Atualmente é integrante da diretoria colegiada do Sindicato e suplente da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Dirigente que se destaca a luta pela manutenção da Petrobras estatal e pública e avalia que os trabalhadores vivem um “momento sombrio”, com desemprego, redução da renda e aumento da jornada.

Fernanda Carvalho, indicada na categoria comunicação pela deputada Bruna Rodrigues: jornalista gaúcha formada em Brasília. Repórter da RBS TV. Ativista do movimento negro. Por três anos apresentou o Nação, programa premiado sobre história e cultura negra, produzido pela TVE/RS e transmitido em rede nacional pela TV Brasil. Foi âncora do telejornal Panorama, também na TVE. Em 2016, esteve na lista de 20 jornalistas negros influentes nas mais diversas áreas pelo portal Marfim Rosa. É criadora da página Em Negrito, com conteúdo sobre negritude e feminismo negro. Hoje é repórter na RBS TV, afiliada da rede Globo no RS, nos telejornais Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias, além de fazer parte da equipe de apresentadores do RBS Notícias.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867) e Denise Mantovani (MTB 7548)

Compartilhe