Foto: Thiago Köche (Salão Negro-Câmara Federal)
O Líder do Partido dos Trabalhadores e do Governo Lula na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Jeferson Fernandes, realizou nesta semana diversas reuniões de trabalho em Brasília. O objetivo é garantir para o estado a implementação de políticas públicas que estão sendo elaboradas pelos ministérios.
Entre os compromissos, o parlamentar manteve encontro com o Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, na segunda (27/02), onde trataram de temas de interesse do Estado. No mesmo dia, Jeferson reuniu-se com a Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPEN em companhia do Deputado federal Alexandre Lindemeyer para discutir questões relacionadas às políticas penais. O deputado também acompanhou na quarta-feira (01/03) audiência do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira com diversos movimentos sociais agrários que foram apresentar uma pauta de preocupações relacionadas à agricultura familiar e o enfrentamento à estiagem. Diversos parlamentares federais acompanharam a agenda entre eles os deputados Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon.
“O presidente Lula e os nossos ministros encontraram um cenário de absoluta ausência de gestão. Em dois meses, já é possível observar um outro ambiente. É animador ver a mobilização de todos os setores na busca de soluções para os principais problemas da nossa população. Nosso papel é garantir que o RS seja contemplado em todas iniciativas e projetos estruturante do Governo Federal”.
Jeferson acompanhou a reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar – CONSEA no Palácio do Planalto, além de visitar os deputados federais da bancada do PT sobre medidas para enfrentar a forte estiagem que assola o Rio Grande do Sul.
O deputado também participou na quarta-feira (01/03) do encontro articulado por mais de 50 organizações de Direitos Humanos, feministas e antirracistas intitulado “Diálogo pela Democracia” e recebeu das organizações uma Carta compromisso entregue a todas as deputadas e deputados federais e estaduais que se comprometeram com a defesa da democracia, do Estado laico e de no parlamento atuar para “não retroceder nas leis brasileiras e nos acordos internacionais que garantem direitos aos povos originários e às comunidades tradicionais, à população negra, às mulheres, às pessoas com deficiências, aos povos das florestas, às comunidades quilombolas e de Terreiros, às pessoas LGBTQIA+, às trabalhadoras e aos trabalhadores”, conforme registra a Carta Aberta entregue pelas ativistas a todas as deputadas e deputados federais dos partidos progressistas e das bancadas federais do PT, PSOL, PCdoB. Na oportunidade, o deputado Jeferson Fernandes destacou a luta das bancadas do PT, do PCdoB e do PSOL na Assembleia Legislativa gaúcha com o mesmo compromisso pautado pela Carta Aberta, ressaltando o papel da bancada no enfrentamento à violência de gênero e na luta antirracista e em defesa da população mais vulnerável do RS.
Texto: Denise Mantovani (Mtb 7548)