Assembleia Legislativa aprova Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal

 

Fotos: Gabinete Leonel Radde/divulgação

 

Pela primeira vez o parlamento gaúcho vai debater a produção e distribuição do Cannabidiol

O deputado estadual Leonel Radde (PT) será o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, aprovada terça-feira (28), com mais de 20 assinaturas de parlamentares gaúchos – o mínimo necessário seria de 19.

Para o deputado, a instauração da Frente representa um grande avanço. “O Rio Grande do Sul está defasado neste tema se comparado a outros Estados. A criação da Frente Parlamentar é muito importante para debatermos com seriedade este tema fundamental para muitas famílias”, destacou.
Na tarde desta terça-feira, integrantes de entidades como a Acuracan, que defendem a Cannabis Medicinal, estiveram na Assembleia Legislativa, conversando com parlamentares de diversos partidos explicando a importância de medicamentos como o cannabidiol na qualidade de vida de milhares de pacientes que fazem uso contínuo ou temporário. Entre os participantes, estava a Carol Pereira (13 anos), acompanhada da sua avó e da sua mãe, Liane Pereira, que desde 2019 passou a plantar e produzir o remédio da filha com autorização da justiça.

Carol suportava 70 convulsões por dia e hoje vive como outra menina saudável da mesma geração pelo efeito do medicamento. A advogada delas, Drª Bianca Uequed, autora do primeiro habeas corpus preventivo para cultivo domiciliar do RS concedido à família Pereira também estava na comitiva e comemorou a criação da Frente Parlamentar inédita.

Texto: Luciana Fagundes