A presidenta da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputada Stela Farias, afirmou que foi acordada na manhã desta quarta-feira (01) pelo Cacique responsável pela Escola Indígena da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, para pedir apoio para agilizar a obra de reconstrução da escola da aldeia, parada desde 2019. “As crianças estão estudando em um galpão, insalubre, com um calor infernal no verão e frio no inverno”. Stela afirmou que os indígenas ocuparam a Secretaria de Educação e saíram de lá com o contrato assinado. Mas adiantou, porém, que ainda assim vai requerer uma audiência pública para tratar de tantas outras escolas que estão na mesma situação, condições ou até piores.
RS 118
Stela fez menção ainda ao possível pedagiamento da RS-118 por parte do governo Leite. “Desta vez não foi só uma promessa, mas a assinatura de um documento, no qual o então candidato ao governo do RS se comprometia em não implantar pedágio na RS-118 se fosse eleito. Ela lembrou que o compromisso assinado em 19 de outubro do ano passado foi resultado da luta de dois anos e meio do Movimento RS-118 Sem Pedágio.
Segundo Stela, o governador tem dado sinais de que esse compromisso vai ser quebrado, assim como ocorreu com Corsan e com a sua candidatura à reeleição. “Quero dizer ao governador que nós vamos fazer a resistência. Ele demonstrou mais uma vez que não tem palavra, mas vamos cobrar essa assinatura, este compromisso assumido”, destacou.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)