Leonel Radde lembra que seca no RS e enchentes em SP são resultado de ataques ao meio-ambiente

“A velocidade da crise climática é brutal”

Foto Débora Beina

Este foi o alerta feito pelo deputado Leonel Radde (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22). O parlamentar destacou que episódios como o da seca no Rio Grande do Sul e as enchentes no litoral de São Paulo são eventos cada vez mais recorrentes em função de ataques ao meio-ambiente.

“Queimadas, o desmatamento, garimpo ilegal falta de políticas de controle do uso de agrotóxicos, tudo isso tem consequência. Estamos agredindo o meio-ambiente e o que recebemos de respostas recorrentes são essas tragédias. Ou é a seca extrema ou são recorrentes tempestades. A crise climática demanda políticas efetivas que visem mitigar o impacto dessa triste realidade”.

Radde lembrou que o Governo Bolsonaro atuou de maneira deliberada em ações de degradação ambiental e que foi fundamental a vitória de Lula na disputa à presidência para reverter essa lógica. Já no primeiro mês de mandato, o presidente da República já retomou o Fundo Amazônia e garantiu o aporte de recursos junto ao Governo da Alemanha.

O deputado trouxe como exemplo de uma nova postura republicana no país a cena em que o presidente Lula anuncia medidas emergenciais para a população do litoral paulista ao lado do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.

“Divergências políticas foram deixadas de lado com o foco em atender melhor a população”, elogiou Leonel Radde.

Fonte: Comunicação Bancada do PT na ALRS