Campanha “Verão sem Machismo” alerta sobre violência contra as mulheres, no Litoral Norte gaúcho

Campanha Verão sem Machismo em Torres. Foto – Paulo Roberto

Sol, praia e campanha de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres foi a combinação que marcou o Litoral Norte gaúcho neste final de semana de carnaval. O mandato do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) realizou a blitz “Verão sem Machismo”, em Torres e Capão da Canoa, a fim de dialogar com veranistas e turistas sobre a urgência de combater a violência contra mulheres e meninas.

No sábado (18), sob céu limpo e calor ameno, a caminhada iniciou pela Praia Grande, em Torres, ainda pela manhã. Um grupo, que carregava bandeiras e vestia camisetas com a escrita “Violência contra mulher não”, entregou material informativo e conversou especialmente com os homens sobre o problema. À tarde, foi a vez de dialogar com quem estava na beira-mar em Capão da Canoa.

Conforme Adão Pretto, a ação, que teve boa recepção e recebeu até aplausos dos veranistas, foi motivada pela necessidade de reduzir os índices de violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul. Além disso, para alertar que os casos de assédio e violência sexual contra elas costumam aumentar no período de carnaval.

“Nós precisamos conscientizar e engajar os homens nesta causa, por uma sociedade com mais paz, igualdade e respeito com as mulheres. O não de uma mulher é não, e isso precisa ser reforçado neste momento de festa. Não podemos aceitar os números estarrecedores que a segurança pública nos traz”, ressalta o deputado.

Segundo a Polícia Civil, os feminicídios tiveram alta de 10,4% em 2022 no estado, totalizando 106 mortes, 10 a mais do que em 2021. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram que somente neste último mês de janeiro já foram registrados nove feminicídios, 192 estupros e 1.989 agressões com lesões corporais no RS – desses, 14 estupros e 128 agressões ocorreram em municípios do Litoral Norte. Além disso, em todo o estado, 15,8 mil mulheres pediram medidas protetivas apenas em janeiro, o maior número da série histórica, que iniciou em 2017.

O Verão Sem Machismo reuniu lideranças da região e apoiadores da causa, como o ex-deputado Edegar Pretto, que concorreu a governador e é irmão de Adão Pretto. O evento, que é realizado desde 2018, teve origem no seu mandato e foi impulsionado na sua gestão frente ao Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres. A praia é um dos lugares escolhidos porque reúne pessoas de várias regiões e até mesmo de outros estados nesta época do ano.

Já dentro da Assembleia, Adão Pretto, nos seus primeiros dias de mandato, requereu à presidência da Casa a continuidade da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que também era coordenada pelo ex-deputado Edegar Pretto. Após mobilização junto a deputados e deputadas, a Frente já tem as assinaturas necessárias e agora segue a tramitação para ser aprovada pela mesa diretora, conforme prevê o regimento interno.

Texto: Catiana de Medeiros (MTB 16569)