Bancada do PT acompanhará anúncio de ministros na região da Campanha

Foto Débora Beina

Os deputados petistas Pepe Vargas e Adão Pretto Filho utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22), para falar dos anúncios que Ministros farão na tarde amanhã (23) no Rio Grande do Sul em resposta à estiagem que assola o estado há mais de três anos. Pepe afirma que a escolha da cidade de Hulha Negra “é por conta de ser uma das regiões mais afetadas pela seca” e se espera “anúncios de auxílios do governo federal aos agricultores e população atingida pela forte seca”.

Pepe, que será presidente da ALERGS em 2025, abordou a entrevista que o atual Ministro da Agricultura concedeu à uma rádio na manhã de hoje. “Achei gozado manifestações de pessoas durante e depois da entrevista, pois tivemos três anos seguidos de estiagem e o governo Bolsonaro não anunciou nada, houve até aquela situação ridícula de a Ministra vir ao RS e ao ser questionada o que iria ser feito empurrou para a frente e não anunciou nada. Inclusive fomos até Brasília e até hoje não obtivemos resposta”, lamentou. O parlamentar relatou ainda que um ouvinte que sabidamente foi apoiador do candidato derrotado, “pergunta por que o governo federal deixou de liberar recursos. Foi o governo passado quem anunciou e trancou logo em seguida. O que fizemos agora foi o BNDES ter aberto novamente e a PEC da Transição para liberar recursos. E quem votou contra a PEC hoje reclama”.

O Vice-Líder Partidário e do Governo Lula no RS, deputado Adão Pretto Filho lembrou que “há poucos dias o governador Eduardo Leite fez um anúncio em relação a estiagem, que foi realizado dentro de uma sala com ar condicionado, sem sequer ir visitar e entender qual é a realidade que nossos agricultores e agricultoras estão passando”. Ele ainda disse que a atual gestão é boa na área de comunicação e marketing, mas não conhece a realidade lá na ponta.

O Governo Federal vem ao RS nesta quinta-feira (23) para anunciar medidas emergenciais para socorrer as famílias atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. O grupo interministerial é composto pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e do secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda.

Tanto Pepe, quanto Adão, fizeram comparações entre formas de governar em casos como este. “Fato é que o governo do estado anunciou semana passada, seria desejável que houvesse uma conversa entre os dois entes para atender melhor nossa população. E assim tem que ser feito. Aliás, o presidente Lula foi a SP, fizeram juntos anúncios, terminou a eleição. É assim em uma república, numa democracia. A última vez que tivemos uma estiagem forte aqui no RS com atuação coordenada foi no verão de 2011 para 2012. Eu era ministro do MDA e com o governo do estado potencializando ações que melhor atenderam às comunidades atingidas. E dessa forma que o governo deveria agir” finalizou Pepe. A bancada do PT na ALERGS irá acompanhar a agenda de amanhã do Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Comitiva do Governo Federal visita áreas castigadas pela estiagem no Rio Grande do Sul

DATA: 23/02/2023

LOCAL: Município de Hulha Negra (RS)

14h00 — Anúncio das Medidas do Governo Federal para enfrentamento da estiagem no RS.

Local: Comunidade N. Sra. de Fátima – Assentamento Copaul.

16h30 — Atendimento à imprensa no Aeroporto de Bagé (RS)

Texto: Denise Mantovani (MTB 7548) e Raquel Wunsch (MTE 12867)