sexta-feira, 22 novembro
Campanha pelo fim da violência contra as mulheres realizada em Torres, em 2019. Foto – Leandro Molina

Com o objetivo de conversar com veranistas sobre a urgência de combater a violência contra as mulheres, o mandato do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) vai mobilizar o Litoral Norte neste sábado (18). A blitz “Verão Sem Machismo” acontece a partir das 10h30, na Praia Grande em Torres, com concentração em frente ao Estúdio de Verão da Rádio Maristela. Depois, às 15h30, passará por Capão da Canoa, com saída do letreiro da cidade, no Largo do Baronda. O evento consiste em uma caminhada à beira-mar, com entrega de material informativo sobre o tema, reunindo lideranças regionais e apoiadores da causa.

A praia é o lugar escolhido porque reúne pessoas de várias regiões gaúchas e até mesmo de outros estados nesta época do ano. A ação, que visa conscientizar e engajar os veranistas, é motivada pela necessidade de reduzir os índices de violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul, que aumentaram nos últimos anos.

Segundo a Polícia Civil, os feminicídios tiveram alta de 10,4% em 2022 no estado, totalizando 106 mortes, 10 a mais do que em 2021. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram que somente neste último mês de janeiro já foram registrados nove feminicídios, 192 estupros e 1.989 agressões com lesões corporais no RS. Desses, 14 estupros e 128 agressões ocorreram em municípios do Litoral Norte.

O deputado Adão Pretto está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa e levou para o parlamento gaúcho a sua luta pelo fim da violência contra as mulheres, inspirado na militância e no trabalho realizado pelo seu irmão e ex-deputado Edegar Pretto (PT), que constitui o Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.

Ainda na primeira semana do seu mandato, Adão Pretto já requereu à presidência da Casa a continuidade da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que também era coordenada pelo ex-deputado Edegar Pretto. Em busca de apoio, Adão Pretto está mobilizando deputados e deputadas para a coleta de assinaturas, conforme prevê o regimento interno da Assembleia.

De acordo com a justificativa do requerimento, é fundamental que os homens conversem entre si sobre o problema do machismo e da violência contra as mulheres. “Precisamos de ações que avancem nas discussões e maior consciência para os homens. É com os homens que precisamos conversar”, diz trecho do documento.

Texto: Catiana de Medeiros (MTB 16569)

Compartilhe