Operação Educação Infantil pela Infância Feliz

Zona Norte quase 300 crianças esperam vaga em apenas duas escolas

Foto Marta Resing

A Educação Infantil iniciou o seu atendimento neste mês de fevereiro, no entanto muita criança continua sem vaga. Isso está ocorrendo em quase todas as regiões de Porto Alegre como estamos verificando através da Operação Educação Infantil pela Infância Feliz. A manifestação é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que através de seu mandato está checando a situação da falta de vagas e quantas crianças foram contempladas; apresentará casos de crianças sem escola; instigará as potencialidades de ampliação como o regime de colaboração Estado/Município com turmas nas escolas estaduais (4 e 5 anos); construção/ ampliação da escola;  acabar obras abandonadas; além de apoiar o reconhecimento da formação de Professores na Educação Infantil e não a sua transformação para Técnico.

Em visita a mais duas escolas nesta quinta-feira, 16, a deputada esteve na Zona Norte da capital, a Instituição de Educação Infantil Acompar Núcleo III, no Sarandi, e a EMEI Érico Veríssimo, no Passo das Pedras. Em ambas, além da falta de vagas a burocratização incluída pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), nos convênios com as entidades parceirizadas, impede que as mesmas possam efetuar a matrícula diretamente no sistema. “As mães chegam na escola e não tem como, mesmo que exista alguma vaga na instituição a escola não tem como matricular. As mães precisam entrar no sistema e registrar o pedido para a Smed. As escolas estão sem esse manejo, inclusive para atender crianças vizinhas ao seu espaço e as mães encontram dificuldades, desde as financeiras até o acesso à internet”, destaca a parlamentar. O link para a para manifestação de necessidade da vaga é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2x5D7cSRW31GEC25mDK-HFcZ6hbMLXW88j8VFoiAk7RL1kQ/viewform

Na Acompar Núcleo III, coordenada por Fernanda Fraga Rodrigues, foram  26 inscritos para o Maternal 1 (M1) para duas vagas; 19 inscritos para o Maternal 2 (M2) para nenhuma vaga; no Jardim foram 11 vagas, sendo quatro já contempladas, sete vagas para o Jardim A e duas para o Jardim B que são feitas através do link da Smed. A escola não tem berçário e hoje atende 108 crianças. Na Inclusão, lembra a deputada Sofia, a escola está com cinco laudos e outros em análise, mas a Smed diz que a instituição tem que ter profissional da área, mas não atualiza os valores dos convênios para possibilitar a contratação.

Na EMEI Érico Veríssimo, a diretora Letícia Saldanha informou que atualmente são 178 alunos atendendo nove turmas de zero a 6 anos. Mas faltam 11 monitores na escola, havendo inclusive um abaixo-assinado de pais e mães solicitando à Smed que garanta o pleno atendimento das crianças. Na EMEI foram 45 inscritos para Berçário 1 para 18 vagas; 80 inscritos no Berçário 2 para  01 vaga; 52 inscritos no Maternal 1 para 02 vagas; 25 inscritos no Maternal 2 (A/B) para 20 vagas; 30 inscritos no Jardim A (1/2) para 05 vagas; 11 inscritos no Jardim B (1/2) para 02 vagas. São 243 crianças em lista de espera e apenas 48 vagas ofertadas.

Operação
Em  Porto Alegre são mais de 6 mil crianças esperando vagas para o acesso à Educação Infantil – A Operação Educação pela Infância Feliz começou dia 09 de fevereiro na Zona Sul da capital, quando a deputada Sofia Cavedon esteve nas creches Moradas da Hípica e Clara Nunes, as duas desde 2015 abandonadas . As escolas estavam quase prontas com recursos do governo Dilma Rousseff, pelo Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação da Rede Escolar Pública de Educação Infantil), com contrapartida da prefeitura.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)