Jeferson Fernandes diz que Assembleia precisa cumprir seu papel de fiscalizar a venda da Corsan e defende CPI

Foto Débora Beina

Funcionários da Corsan, através do Sindiágua, solicitaram às bancadas estaduais que instalassem a CPI da Corsan para investigar o processo de privatização da companhia. Na sessão plenária desta quinta-feira (16), o deputado Jeferson Fernandes (PT) utilizou a tribuna para convocar os demais parlamentares para assinarem o requerimento que pede a abertura da comissão parlamentar de inquérito.

“Não interessa se o deputado ou deputada é a favor ou contra a questão das privatizações. O que nós precisamos investigar é a forma errada como se deu esse processo específico de leilão da Corsan. Há muitos indícios de irregularidades que o poder judiciário está reconhecendo. Não dá para o parlamento se omitir em nome da ligação com o governo ou de quaisquer outros interesses”.
Deputadas e deputados do PT, PCdoB e PSol já manifestaram apoio à instalação da CPI, somando 14 assinaturas. Para viabilizar a comissão são necessárias 19 assinaturas.

“Não podemos admitir o Governo Leite fazer um negócio tão fechado, sem transparência. Precisamos investigar. Se não houver irregularidades, o processo de privatização vai ter prosseguimento. Porém, se houver irregularidades, nós não podemos deixar de cumprir o nosso papel. Depois de se desfazer do patrimônio público, não tem como voltar atrás. E se voltar, tem que pagar multa”, ressaltou Jeferson.

Atualmente, existem quatro liminares que impedem o Governo Leite de assinar o contrato com a AEGEA, única empresa que apresentou proposta de compra da Corsan. “Água é um bem precioso e precisamos tratar o tema com a devida seriedade, sobretudo em um período de estiagem assoreamento de rios”, finalizou o deputado que é o líder partidário do PT na Assembleia Legislativa.

Fonte: Bancada PTSul