“Governo enganou a população ao anunciar tarifas de pedágio mais baratas do que as que serão praticadas”, afirma Pepe

Foto Joaquim Moura

A bancada do PT na Assembleia Legislativa chama a atenção para a diferença de preço entre as tarifas de pedágios do chamado Bloco 3, que abrange rodovias das regiões da Serra e Vale do Caí, anunciadas pelo governo de Eduardo Leite em maio de 2022 e os valores que efetivamente passarão a vigorar a partir de 1º de fevereiro. Nesta data, a gestão do Bloco 3 passará para a iniciativa privada. A contrariedade se dá pelo fato do governo do Estado não ter informado a população de que haveria um reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de janeiro de 2020 a dezembro do ano passado.

No próximo dia 1º, mesma data em que as tarifas de pedágios serão reajustadas, a gestão das estradas passará para o consórcio Integrasul, que criou a empresa Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). “A bancada do PT foi contra o processo de concessões e alertou que seriam tarifas elevadas, mas o mais grave de tudo é que o governo mais uma vez enganou a população ao anunciar tarifas sem dizer que a tarifa básica não era aquela da data do leilão, mas sim de 2020 que é a data base dos orçamentos e custos do modelo de concessão, e por isso haveria esse reajuste que agora pega os gaúchos e gaúchas de surpresa”, critica o líder da bancada do PT, deputado Pepe Vargas.

Na praça localizada em Flores da Cunha, o reajuste será de quase 32%, passando de R$ 6,30 cobrado atualmente para carros de passeio para R$ 8,30. Já no caso da praça entre a Serra e a Capital, o aumento será ainda maior, de 83%, saindo de R$ 6,50 também para automóveis, para R$ 11,90. Para o deputado, a concessão da forma que foi realizada pelo governo Leite, torna as tarifas mais caras, garante pouco investimento em conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos trechos rodoviários. “É um negócio com alta lucratividade para a concessionária e o governo não alertou a sociedade sobre isso”, diz Pepe.

O Bloco 3, que o governo entregará para a iniciativa privada, engloba 271,5 quilômetros. Esta etapa contempla as rodovias ERS-122, ERS-240, RSC-287 – parte desta rodovia foi concedida à Sacyr em 2020, junto com a ERS-446 e RSC-453 e a BR-470. Esse lote abrange os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Triunfo.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)