Deputada Sofia em Caravana na luta pelas Mulheres

Foto Divulgação Mandato Sofia Cavedon- Legenda: Deputada Estadual sofia Cavedon e vereadora Maria de Lourdes Gregol (MDB)

Empenhada em combater a violência contra mulheres e meninas, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) está em Caravana pelo interior do Estado levando às Vereadoras a cartilha “Guia Prático: Como gerar uma Procuradoria Especial da Mulher no seu Município”. Presidenta da Procuradoria da Mulher da Assembleia gaúcha. Sofia destaca que no RS há muito ainda o que fazer no combate à violência de gênero. “Os casos de feminicídios já ultrapassam os de 2021 atingindo hoje 105 mulheres assassinadas”, ressalta a parlamentar.

A deputada informa que nesta quarta-feira (28) recebeu a notícia da criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São Pedro do Sul, que será presidida pela vereadora Graziela Marafiga Kaus (PT). Agora a Procuradoria está em 32 cidades, comemora a Deputada que também neste dia realizou o primeiro encontro da Caravana com a vereadora professora Maria de Lourdes Gregol (MDB), de Veranópolis, quando discutiram as várias iniciativas da Procuradoria, da Caderneta da Saúde da Mulher, à humanização do parto e a Lei 15.484/2020 Prevenção pela Educação. A vereadora vai avaliar com o jurídico da Câmara como é possível criar em Veranópolis. No roteiro de Sofia está nesta sexta-feira, 30, o segundo encontro da Caravana que será com a vereadora Roseli Albuquerque (PSD), de Nova Prata.

Cartilha

A Cartilha também aponta que no decorrer dos últimos anos houve um aumento expressivo da violência política de gênero que as mulheres parlamentares têm sofrido, o que ocasionou a criação da Lei 14192/2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher. “Diante do retrocesso nos direitos e do aumento de violência, este material tem como objetivo principal proporcionar às parlamentares interessadas uma ferramenta inicial, através de um passo-a-passo e um modelo de normativa para criar a Procuradoria Especial da Mulher em seu município”, diz a deputada.

Sofia Cavedon enfatiza que a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa está à disposição das vereadoras gaúchas para auxiliar no esclarecimento de dúvidas, sugerindo ações e projetos, construindo parcerias, assim, fortalecendo e ampliando a participação da mulher nos espaços de poder.

Contatos da Procuradoria Especial da Mulher AL/RS: (51) 3210-1638 – procuradoriadamulher@al.rs.gov.br

Texto: Marta Resing (MTE 5405)