sexta-feira, 22 novembro
Foto: Joaquim Moura

Stela Beatriz Farias Lopes recebeu 39.039 votos, conquistando seu quinto mandato de deputada estadual. O município de Alvorada, onde foi vereadora (1993-1996) e prefeita em duas gestões (1997-2000 e 2001-2004), garantiu à professora estadual 20.346 votos, sua maior votação. Em Porto Alegre, recebeu 5.086 votos e em Canoas 1355 votos. As demais indicações vieram, especialmente, de municípios da Região Metropolitana.

Natural de Ibirubá, tem 58 anos e é formada em História, com pós-graduação em Gestão Pública. Iniciou sua militância social na Pastoral da Juventude nos anos 1980, passando à militância sindical por meio do Cpers-Sindicato na década seguinte. Foi secretária da Administração e dos Recursos Humanos no governo de Tarso Genro, garantindo a reformulação de diversas carreiras e estabelecendo critérios objetivos de promoção e melhorias salariais, e a primeira procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

Stela teve atuação destacada na oposição aos governos de orientação neoliberal, que se sucederam no Rio Grande do Sul de 2003 a 2022, com um período de interrupção representado pela gestão de Tarso Genro. Trabalhou para impedir a prorrogação dos contratos de pedágio durante o governo Yeda Crusius e presidiu a CPI da Corrupção, que apurou desvio de recursos em órgãos públicos e resultou no afastamento e indiciamento de diversos agentes públicos.

Defende o serviço público, a luta das mulheres, das pessoas com deficiência, o segmento LGBT+, assim como a educação, saúde e os servidores públicos. “Minhas pautas giram em torno da garantia e ampliação de direitos da população. Seguirei fazendo uma defesa forte do serviço e do servidor público, especialmente, dos setores que têm menor capacidade de intervenção e voz ativa. Além disso, vamos agregar novas pautas, como a economia popular e solidária”, anunciou.

Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe