domingo, 24 novembro
Fotos: Joaquim Moura

O governador em exercício, deputado Valdeci Oliveira (PT), organizou nesta terça-feira (13), último dia em que ocupará o posto de chefe do executivo estadual no lugar do titular, governador Ranolfo Vieira Júnior, a realização de uma reunião-almoço com diversas lideranças para discutirem as principais pautas estratégicas de Santa Maria e região. No encontro, que contou com as presenças de deputados, empresários, dirigentes da área da educação e sindical, foram elencados os problemas e demandas que deverão ser tratadas no próximo período. “Certamente este encontro é o início de um processo de articulação e unidade que junta, num mesmo ambiente de diálogo e trabalho, diferentes visões de mundo, mas que possuem uma única vontade que é a de concretizar a resolução dos anseios de Santa Maria e região”, avaliou Valdeci. Para o deputado reeleito para seu quarto mandato, que se iniciará em fevereiro do ano que vem, temas como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública deverão encabeçar a lista. “As carências e necessidades da sociedade não só de Santa Maria, mas dos vários municípios da região central, se interligam. E por isso mesmo é preciso que haja um diálogo permanente e uma união de esforços que dêem conta do tamanho dessas necessidades”, afirmou Valdeci, que ainda nesta terça-feira deve reassumir o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. “Hoje é um dia simbólico, mostrando unidade”, concordou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. “Santa Maria precisa ter um sentimento de unificação maior”, destacou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do município (Cacism), Luiz Fernando Pacheco.

No encontro, realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, assim como Valdeci autoridades como o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, o reitor da UFSM, Heitor Schuch, entre outros, fizeram a defesa de temas como a necessidade de que a duplicação da RSC-287 também se inicie – ou tenha seu período antecipado – por Santa Maria, a duplicação da Faixa Nova de Camobi, a finalização das obras da travessia urbana, a manutenção e ampliação do orçamento federal à Universidade, a conclusão da oferta de serviços e leitos do Hospital Regional, assim como atenção a reivindicações vinculadas à central da Polícia Civil, aeroporto e o grupamento aéreo da Brigada Militar. “O pronto-socorro do Hospital Universitário vive uma crise de superlotação e o sistema de saúde da região encontra-se sobrecarregado. Fortalecer o Hospital Regional é fundamental”, lembrou Schuch. “Os serviços de manutenção na 287 deixam muito a desejar, a lentidão da cobrança nas cancelas é lento e vários trechos da rodovia estão em condições precárias”, pontuou Valdir Oliveira.

Também foi destacado o importante reconhecimento feito pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – considerando a Quarta Colônia como geoparque, assim como o potencial turístico da região que precisa ser explorado. Participaram ainda do encontro o deputado estadual e vice-governador eleito Gabriel Souza, os deputados Beto Fantinel e Giuseppe Riesgo, o presidente da Agert, Roberto Melão, as vereadoras Graziela Kaus, de São Pedro do Sul, Danieli Buttinger, de São Vicente do Sul, e a diretora-geral do Núcleo do Cpers/Sindicato, Dgenne Cristina Ribeiro da Silva.

Ao final do encontro, Valdeci afirmou que quer, no início de 2023, realizar novas reuniões do grupo e que aquela conversa foi o “pontapé inicial” para ações conjuntas tanto em pautas estaduais como federais. “Esse grupo tem a responsabilidade de pensar tanto as pequenas como as médias e grandes obras para o próximo período. Ninguém faz nada sozinho, todo mundo sempre tem algo a acrescentar, contribuir”, concluiu o parlamentar.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)

Compartilhe