segunda-feira, 25 novembro
Fotos Denis Soares

A denúncia e luta para que todas as bibliotecas escolares estejam funcionando plenamente, está sendo apresentada novamente, desta vez na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a Fabico da Ufrgs. A Exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas”, promovida pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), ficará na faculdade (Rua Ramiro Barcelos, 2705) até o dia 16 de dezembro. A abertura da mostra ocorreu nesta segunda-feira (12).

Em sua explanação na abertura da mostra, Sofia disse que, diante da ausência de respostas do governo estadual, a Frente realizou registros fotográficos das bibliotecas pelo Estado todo e constituiu a Exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas” que tem por objetivo mostrar para a sociedade gaúcha a triste situação deste espaço tão importante na vida do estudante e seguir pressionando o Governo por uma solução para este grave problema que atinge a educação do RS. A exposição tem caráter itinerante e percorre diferentes escolas, instituições de ensino e outros setores, provendo mobilização e debate em torno da importância desse espaço.

Sofia falou dos dados do Estado que indicam que 88% das Escolas Estaduais possuem Bibliotecas (Censo Escolar de 2021);118 escolas não têm biblioteca; 27 escolas têm bibliotecas fechadas; e que 2.182 escolas têm bibliotecas abertas. “Ocorre que a Secretaria omitiu que esses espaços não têm profissionais responsáveis, que quando abrem é parcialmente, não cobrindo todos os turnos de aula que dirá nos intervalos garantindo acesso nos recreios e tempos livres, e são atendidos por professores delimitados para funções de sala de aula, não tendo profissionais da área na função”, disse a deputada. Ela lembrou também que no Estado somente 10% das escolas possuem Salas de Leitura  e alertou ainda que “anualmente, mais de 100 bibliotecários terminam suas graduações no Rio Grande do Sul e estão aptos para ingressar no mercado de trabalho”.

Participaram da instalação da Exposição a diretora da Fabico/Ufrgs, Ana Maria Moura; Débora Costa Oliveira do CRB 10ª Região; Rita Laipelt, chefe do Departamento de Ciências da Informação da Fabico; Maria Lúcia Dias, coordenadora do curso de Biblioteconomia da Fabico; Rene Faustino Júnior, coordenador do curso de Biblioteconomia EAD da Fabico, e estudantes do curso de Biblioteconomia.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)

Compartilhe