Corsan, Usina de Candiota e Segurança pública pautam o primeiro dia de agenda de Mainardi em Brasília

Foto: Raquel Wunsch

O deputado e vice-líder da Bancada do PT na ALRS, Luiz Fernando Mainardi cumpriu agendas em Brasília nesta quarta-feira (7). Os compromissos tiveram como foco o desenvolvimento do RS e da região da Campanha, além de Bagé. Pela manhã o parlamentar esteve reunido com o deputado federal e Presidente do PT/RS, Paulo Pimenta que o acompanhou na maioria das agendas. “Pimenta é um dos principais protagonistas gaúchos neste processo, importante ele saber das pautas que interessam a nossa cidade e região”. Também acompanharam o vereador Lelinho Lopes e o presidente do PT de Bagé, Paulinho Pareira.

Segurança

Mainardi cumpriu agenda com o Delegado Andrei Augusto Rodrigues, que faz parte da equipe de transição do governo Lula na área de segurança. O deputado entregou a ele um documento da Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Federal de 2021 solicitando que seja chamados os concursados aptos. O déficit da PF hoje é de 3 mil policiais federais e o grupo de aprovados é de 1239 aptos em todas as fases da primeira etapa do concurso. O concurso vence em março de 2023. “Solicitamos que se avalie a prorrogação do concurso bem como o chamamento dos que passaram” afirmou ele. O delegado irá estudar junto à equipe técnica as possibilidades.

Usina de Candiota

Preocupados com informações sobre a possibilidade de venda da Usina Termoelétrica de Candiota no RS, 25 prefeitos e vereadores da região da Campanha assinaram documento solicitado providências para evitar este procedimento em final de governo. O ofício foi entregue para Giles de Azevedo, coordenador do GT de Minas e Energia, na transição de governo em Brasília. “Vamos encaminhar amanhã um ofício para a Casa Civil solicitando informações sobre a possibilidade de venda, bem como procurar BNDES para saber se o mesmo está nesta engenharia de venda” afirmou Giles. A reunião foi articulada por Frei Sérgio e contou com a participação dos bageenses Paulinho Pareira, Lelinho Lopes e Mainardi, além de Paulo Pimenta.

Corsan

Na mesma reunião com o GT de Minas e Energia, Pimenta e Mainardi solicitaram que fosse encaminhado pedido de informações ao BNDES sobre interessados na compra da Corsan. “Se tiver alguma empresa interessada ela obviamente passa pelo financiamento do BNDES” afirmou Mainardi. A iniciativa conta com o aval de Giles, coordenador do GT, que irá fazer a solicitação. Pimenta ressalta que “o futuro governo tem interesse em retornar os investimentos públicos em saneamento. Mesmo assim, o governo estadual insiste em vender a Corsan. É preciso que se deixe de lado essa sanha privatista, para dar espaço ao diálogo e as decisões conscientes”.

Bagé

Foi entregue ao deputado Pimenta ofício referente a demanda de um veículo para o município de Bagé que será utilizada para atender a Delegacia da cidade. Foi requerido uma emenda parlamentar para atender a demanda. Na oportunidade ainda foi entregue documento contendo análise da situação econômico-financeira do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (DAEB), que mostra a atual situação da autarquia e o sucateamento que vem sofrendo.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)