Bancada do PT participa de homenagem à Unimed Nordeste

Foto: Greice Nichelle

 

A bancada do PT participou da homenagem em comemoração aos 50 anos da Unimed Nordeste registrados em Grande Expediente na abertura da Sessão Plenária desta quarta-feira (7). Em nome da bancada petista, o deputado Pepe Vargas destacou a importância da maior cooperativa de médicos do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento econômico democrático na distribuição da renda na região Nordeste gaúcho.

Em 50 anos, a Unimed Nordeste-RS gera quase 3 mil empregos diretos e cerca de 12 mil indiretos. Inaugurada em 9 de junho de 1972 por um grupo de 42 profissionais com objetivo de assegurar o trabalho médico, a empresa foi muito além de sua proposta inicial: hoje, está presente em 17 municípios da Serra Gaúcha, oferecendo prevenção e atendimento a 418 mil usuários. Sua criação por iniciativa de 42 médicos, partiu dos ideais do cooperativismo, iniciado em 1844 na Inglaterra por um grupo de tecelões.

Para Pepe, que recentemente entregou a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa à Unimed Nordeste- RS, além de prestar um serviço de qualidade aos usuários, a instituição busca garantir dignidade aos profissionais da saúde, além de investir na comunidade.  “A cooperativa Unimed foi importante porque trouxe dignidade profissional aos médicos e médicas e tem como finalidade essencial a excelência na qualidade no atendimento de prestação de serviços de saúde aos seus usuários”. Os resultados obtidos pelo sistema, chamou a atenção o deputado, não são divididos na forma de lucros e dividendos. “Todo o resultado reinvestido no sistema, é garantido em forma de justa remuneração dos profissionais e colaboradores”.

Ao parabenizar o autor da proposta de Grande Expediente, o deputado Neri, o Carteiro (PSDB), Pepe argumentou que o setor saúde é intensivo também na implementação de novas tecnologias e no desenvolvimento tecnológico e por isso mesmo é preciso que o poder público olhe o setor cooperativo da área da saúde com mais atenção. “Que olhe a saúde enquanto investimento e não apenas gasto, para que possamos desenvolver o país não só na prestação de serviços à população mas também sob o ponto de vista científico tecnológico e de desenvolvimento econômico e social”.

Sobre o desenvolvimento regional, Pepe destacou que o resultado da Unimed é reinvestido na região onde as unidades se localizam, enquanto o resultado do sistema Unimed Nacional é reinvestido no país. “Estamos homenageando 50 anos de uma cooperativa e ao mesmo tempo o sistema cooperativo médico como importante segmento de prestação de serviços à população. Tenho certeza de que os fundadores não tinham a dimensão que a cooperativa teria no momento em que decidiram fundá-la”.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747