Lideranças e entidades buscam aprovação do PL do fumo, que segue na Comissão de Economia

O pedido de vistas do deputado Giuseppe Riesgo (Novo) do relatório do deputado Beto Fantinel (MDB) ao Projeto de Lei 204/2015, que trata da classificação da folha de fumo na propriedade do agricultor, gerou vivo debate durante a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizada na manhã desta quarta-feira (30). Parlamentares que integram o Colegiado, vereadores de municípios produtores de fumo e lideranças sindicais se manifestaram a favor da aprovação urgente da matéria. O encontro foi conduzido pelo presidente do órgão técnico, deputado Zé Nunes (PT).

O autor do projeto, deputado Zé Nunes, reafirmou que, caso seja possível alterar o atual sistema de classificação da folha de fumo, será preciso apenas uma maior organização por parte das empresas, “mas teremos maior respeito ao produtor”, acrescentou. Para ele, é preciso que os produtores estejam satisfeitos, com garantia de renda e perspectiva de continuidade e sucessão no campo. “O maior parceiro da empresa é o agricultor que faz a matéria prima ficar valiosa”, sustentou.

Também se manifestaram em apoio ao PL 204/2015, a assessora de política agrícola da Fetag, Carla Schuh, vereadores de municípios produtores de tabaco e lideranças sindicais do setor. Todos manifestaram sua frustração com o pedido de vista e o longo período de tramitação da matéria na comissão, e, ao mesmo tempo, demonstraram esperança de que o projeto seja votado ainda este ano.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)