Parlamento 2023 – Adão Pretto (PT)

Foto: Divulgação

Adão Pretto Filho foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa com a terceira maior votação da bancada do Partido dos Trabalhadores. Ele fez 66.457 votos em urnas de 466 municípios gaúchos. Sua maior votação, no entanto, ocorreu no município de Viamão, onde foi vereador de 2016 a 2020 e concorreu a vice-prefeito na chapa capitaneada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na última eleição municipal, conquistando a segunda colocação.

Filho do deputado estadual constituinte e detentor de cinco mandatos federais Adão Pretto, e irmão do deputado estadual Edegar Pretto, ambos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ele sempre foi ligado às questões da agricultura familiar e camponesa e defesa dos movimentos sociais. Revela de maneira bem-humorada que seus primeiros contatos com a política foram no colo do pai, percorrendo assentamentos da reforma agrária e acampamentos nas beiras de estradas nos anos 1990. “Me criei fazendo política com meu pai. Viajar pelo Rio Grande afora com o velho era o jeito que havia de ficar um tempo com ele”, conta.

Até hoje a reforma agrária é uma de suas principais bandeiras de luta e deverá ser prioridade de seu mandato, assim como a agricultura familiar. Ele defende programas específicos de apoio ao “segmento responsável por 70% do alimento que vai para a mesa dos brasileiros e que voltou a se endividar para poder produzir”. Além disso, deverá canalizar esforços para questões urbanas, como a mobilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, regularização fundiária e a escassez de oportunidades de emprego para a juventude. A igualdade de gênero e a violência contra a mulher serão outros temas que deverão integrar sua agenda política.

Adão Pretto Filho é natural de Viamão, tem 35 anos e é formado em Gestão Pública.

Portal das Eleições
Veja os perfis já publicados dos deputados da 56ª Legislatura no Portal das Eleições.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem sendo gravadas.

Fonte: Agência de Notícias ALRS