terça-feira, 26 novembro
Foto: Joel Vargas

Valdeci Oliveira (PT), atual presidente da Assembleia Legislativa, foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo, alcançando a maior votação de sua bancada e a sétima entre os 55 eleitos para a próxima legislatura. Recebeu 70.580 votos, 34.704 dos quais de eleitores de Santa Maria, município do qual foi prefeito por duas ocasiões (2001/2004 e 2005/2008).

Ex-metalúrgico, natural da localidade de São José da Porteirinha (atualmente município de Dilermando Aguiar), foi vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 1980 e vereador de Santa Maria de 1988 a 1996. Em 1994, concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados e ficou na primeira suplência, assumindo o cargo em 1997. No ano seguinte, foi reeleito.

Nos três mandatos exercidos no parlamento gaúcho, atuou na defesa dos serviços públicos, contra as privatizações e em pautas relacionadas às áreas sociais e às questões regionais. Na atual legislatura, propôs e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da RSC-287; Frente Parlamentar em Defesa da Proteção à Gestante e Parturiente contra a Violência Obstétrica no Rio Grande do Sul; Frente Parlamentar em Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;  Frente Parlamentar em Defesa do Trabalho e da Renda Básica; Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e Frente Parlamentar em Defesa da Jornada de 30h e Piso Salarial para a Enfermagem.

Valdeci Oliveira é autor da lei que institui o teste de triagem neonatal para todas as crianças nascidas no Rio Grande do Sul, com o propósito de garantir diagnóstico precoce de patologias graves, e do projeto de lei que institui a Política Estadual de Renda Básica no Rio Grande do Sul, cuja tramitação permanece suspensa até o final de seu o mandato na presidência do Legislativo, como é de praxe quando os autores das propostas presidem a Casa.

Nos próximos quatro anos, pretende ampliar as lutas em defesa de políticas públicas para a geração de emprego e renda, saúde, educação e cultura. “Mandatos são acúmulos de experiências. Como vereador no final da década de 1980, depois como deputado federal, prefeito de Santa Maria por duas vezes e a partir do ano que vem num quarto mandato como deputado estadual, aprendi que toda luta, quando necessária e socialmente justa, vale a pena. O próximo período irá exigir muito de toda a sociedade, das instituições, dos parlamentos. E são vários os desafios. Além da permanente defesa do Estado Democrático de Direito, temos muito a fazer para a retomada de uma vida mais digna para todos”, aponta o deputado, que pretende intensificar a mobilização para garantir a aprovação da renda básica gaúcha.

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem gravadas.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe