sexta-feira, 22 novembro
Foto: Paulo Garcia

Segundo mais votado da bancada do PT, o ex-prefeito de Caxias do Sul Pepe Vargas fez 69.949 votos, reelegendo-se para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa. O petista tem 64 anos, é médico e já comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2012 e as secretarias de Relações Institucionais e de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2015.

Natural de Nova Petrópolis, Pepe Vargas iniciou sua trajetória política nos anos 1980 no combate à ditadura militar. Como diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), foi um dos líderes da Caravana das Diretas, movimento que percorreu o Rio Grande do Sul defendendo a realização de eleições diretas para presidente em 1984.

Foi o primeiro vereador do PT de Caxias do Sul, cidade para qual se mudou com a família aos seis anos. Em 1996, foi eleito prefeito e reeleito em 2000. Na sua gestão, o município serrano passou a ser considerado o melhor em qualidade de vida do RS, segundo o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), da Fundação Estadual de Economia e Estatística.

Em 2006, Pepe Vargas foi eleito deputado federal e reeleito em 2010 e 2014.

Em seu atual mandato na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão Especial destinada a debater a Previdência Pública e coordenou a Comissão de Representação Externa para Acompanhar o Processo de Planejamento e Execução das Ações para a Imunização contra o Coronavírus da População Gaúcha. Além disso, foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Previdência Pública; Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras como Fomentadora de Desenvolvimento para o Rio Grande do Sul; Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Usuários de Rodovias Pedagiadas no Território do Rio Grande do Sul e Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19.

Na próxima legislatura, ele pretende dar continuidade ao debate sobre questões sociais e problemas estruturais do Estado, especialmente a situação das finanças e previdência públicas e sobre pertinência da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. “Vamos dar sequência ao trabalho que já estamos desenvolvendo, com prioridade para saúde, educação e infraestrutura e também trabalhando os chamados “grandes temas”, que são o desenvolvimento, a geração de emprego e renda e a questão das finanças públicas”, elencou.

Pepe Vargas fez votos em 329 municípios, mas suas maiores votações ocorreram em Caxias do Sul (49.830 votos), Bento Gonçalves (2137 votos) e Farroupilha (2014 votos).

Entrevistas à TV AL
Veja as entrevistas concedidas pelos deputados da 56ª Legislatura à TV AL na playlist no canal do YouTube, que será atualizada conforme forem gravadas.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe