NOTA PUBLICA DE REPUDIO À VIOLÊNCIA POLÍTICA

A bancada estadual do Partido dos Trabalhadores vem à público manifestar solidariedade ao vereador e deputado estadual eleito Leonel Radde (PT) pelo brutal ataque que sofreu no final da tarde desta sexta-feira no centro de Porto Alegre por parte do vereador Alexandre Bobadra (PL) que praticava um crime eleitoral ao distribuir material apócrifo com calúnias contra o PT e nosso candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Essa violência política às vésperas da eleição só demonstra o desespero desse agrupamento que, sem argumentos e capacidade de debater de forma civilizada, parte para o ataque físico contra adversários políticos, nos moldes das práticas fascistas que devem ser repudiadas por toda a sociedade.

A bancada estadual do Partido dos Trabalhadores espera que as autoridades policiais e eleitorais tomem as devidas providências para preservar a civilidade do ambiente eleitoral, bem como, punir os autores da violência praticada nesta tarde, especialmente o vereador autor da agressão que já enfrenta processo de cassação por abuso de poder econômico. Infelizmente, violências contra os militantes, parlamentares e cidadãos e cidadãs apoiadores da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo recorrentes e tem se expressado na forma de calúnias, fake News, coação, violência física chegando até a situações extremas de assassinato.

Atitudes violentas como a que o vereador e o deputado estadual eleito Leonel Radde foi vítima na tarde desta sexta-feira (21/10) só reforçam o que temos denunciado em relação ao risco autoritário e fascista que vive a democracia no Brasil. Esperamos providências das autoridades para garantir o direito constitucional e democrático de eleições livres e limpas, apesar do comportamento autoritário e violento dos apoiadores da candidatura oponente. Continuaremos fazendo política como sempre fizemos: com respeito, apresentando propostas, sem fake news ou violência. Não nos intimidarão!

Bancada Estadual do Partido dos Trabalhadores
Porto Alegre, 21 de outubro de 2022