Sofia Cavedon relata falta d’água e graves problemas estruturais em escolas gaúchas

Foto: Reprodução

 

A deputada estadual Sofia Cavedon relatou em declaração de liderança na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (6) que após a eleição retomou as visitas às escolas estaduais, em seguimento às operações #DeverdeCasa e #DeverdeAula. Na quarta-feira, foi a vez da E.E.E.F. Olaria Daudt, em Sapucaia. Segundo a parlamentar, com mais de 300 alunos, a escola depende de caminhão pipa para o abastecimento de água.

Nesta quinta-feira, conforme Sofia, as aulas precisaram ser suspensas em função da falta de água. “A própria comunidade no entorno muitas vezes não tem água. Há dois anos que a escola vive abastecida por caminhão pipa duas vezes por semana”, relatou. O Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, de Veranópolis, está há seis anos aguardando a conclusão de uma obra. “É muito descaso com a educação. Sabemos que o governo manda recursos para as escolas, mas elas não conseguem resolver o problema estrutural porque dependem da Secretaria de Obras”, concluiu a deputada.

Bem por isso, a realização de concurso público para as secretarias de Educação e Obras é urgente. “Além de termos mais sensibilidade do relator do orçamento que acolha nossas emendas, precisamos ter concurso. Não adianta apresentarmos emendas se não tivermos os projetos, licitação e encaminhamento da execução das obras”, argumentou, defendendo que se dê condições de respeito à educação. De acordo com Sofia, seu mandato irá protocolar na AL-RS uma série de emendas (para políticas públicas que atuem na defesa da vida de meninas e mulheres e para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs).