Divulgação, TV/ALRS
A TV Assembleia preparou uma programação especial para o domingo de eleições. No dia 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar. No Rio Grande do Sul, são mais de 8,5 milhões. Para acompanhar tudo de perto, a TV Assembleia terá transmissão ao vivo em cadeia com o TSE e produzirá boletins de notícias locais, ao vivo. Uma edição especial do Jornal Assembleia, com a cobertura completa do processo eleitoral que vai resultar na nova composição do Legislativo gaúcho, também compõe a programação.
“Tenho certeza de que quem assistir à TV Assembleia será muito bem informado sobre o que vai acontecer nesse importante pleito estadual e nacional”, afirma o superintendente de Comunicação e Cultura, Tiago Machado. Ele observa que a cobertura da TVAL soma-se ao trabalho desenvolvido por toda a equipe de comunicação da Assembleia para garantir transparência e informações qualificadas sobre as eleições. “Esse processo começou muito antes do dia 2 de outubro e certamente contribui com o fortalecimento e com a consolidação da democracia no Rio Grande do Sul”, enfatiza.
Parceria com TSE
Uma parceria da TV Assembleia com a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral traz para a programação da TV do legislativo gaúcho a cobertura completa das eleições no país. A transmissão será ao vivo durante o dia todo, a partir das 7h45, e só termina quando o resultado oficial das eleições for anunciado pela justiça eleitoral.
Boletins locais
Além da transmissão em cadeia com o TSE, a equipe da TV Assembleia vai acompanhar as eleições em Porto Alegre desde o início da manhã. A partir das 14h30, serão transmitidos boletins de notícias, ao vivo, do estúdio da TVAL, com reportagens direto do Tribunal Regional Eleitoral, entrevistas com especialistas e autoridades da justiça eleitoral.
Ainda nos boletins, duas equipes de reportagem estarão nas ruas da capital e vão trazer informações sobre a votação em diferentes seções eleitorais. Com colaboração das TVs legislativas de Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, os boletins vão trazer informações sobre as eleições nos maiores colégios eleitorais do interior do Estado. As equipes de reportagem destacarão também o resultado da disputa para governador no Rio Grande do Sul, com informações dos diretórios nos quais os dois candidatos mais votados acompanharão a apuração dos votos.
Foco na composição da legislatura
O último boletim de notícias da TV Assembleia vai divulgar, ao final da apuração dos votos, como deve ficar a composição da Assembleia Legislativa a partir de 31 de janeiro de 2023, quando inicia a 56ª Legislatura. As 55 vagas para deputado estadual são disputadas por 801 candidatos, conforme consta até o momento no registro de candidaturas da justiça eleitoral. Os candidatos estão distribuídos em 25 siglas diferentes, o que pode alterar a composição de bancadas do legislativo gaúcho, atualmente formada por 15 siglas. Ao vivo, a TVAL destacará as novidades no perfil da nova legislatura, entrevistará deputados eleitos, com foco nos mais votados, nos representantes das maiores bancadas e nas representantes da bancada feminina.
Jornal Assembleia
A equipe de redação da TV Assembleia fará a cobertura completa das eleições no Estado. O foco será a composição da nova legislatura, as possíveis alterações nas bancadas, o perfil dos deputados que representarão o Poder Legislativo a partir de 31 de janeiro de 2023. O Jornal Assembleia especial sobre as eleições vai ao ar na terça-feira (4), às 22 horas.
Repercussão e análise
Outros programas produzidos pela TV Assembleia vão repercutir o resultado das eleições. Com convidados especialistas em eleições, os programas Democracia, Réplica e Tréplica, Diz Aí Eleitor e Confirma pautam na semana seguinte ao pleito a análise e a avaliação de todo o processo. Também será retomada a gravação do programa Perfil Parlamentar, com entrevistas com os eleitos.
Canais da TVAL
A TV Assembleia do Rio Grande do Sul é a emissora do legislativo gaúcho, um canal legislativo e público, que opera em sinal aberto em Porto Alegre e região metropolitana, canal 11.2, em Bagé, canal 5.2, em Rio Grande, canal 8.3, em Pelotas, canal 21.3 e em Santa Maria, canal 18.3. Também transmite no canal legislativo a cabo, em 17 municípios, bem como no portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia. A programação ainda fica disponível no canal do youtube da TVAL.
- Publicado originalmente no Portal da Assembleia Legislativa/RS em 29/09/22
- Texto: Michele Limeira – MTE 9377