Deputado Valdeci Oliveira destaca as contribuições da Revolução Farroupilha para a formação da cultura gaúcha

Foto: Greice Nichele

 

O presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Valdeci Oliveira (PT), ocupou a Tribuna para, em nome da bancada do PT, prestar as homenagens referente às comemorações da Semana Farroupilha, realizada nesta terça-feira (13/09), durante a Sessão Solene híbrida alusiva à Semana Farroupilha. O deputado ressaltou a importância desse evento histórico para a formação da identidade rio-grandense. “A Revolução Farroupilha foi muito dura para nosso povo, marcada por violência, injustiças, discriminações e tantas outras faces de uma guerra, mas também foi marcada por fatos que demonstram os princípios mais nobres que definem nossas identidades”, ressaltou. Para o parlamentar, a Revolução é um marco histórico que “forjou a vida dos gaúchos e das gaúchas”

Valdeci chamou a atenção para a importante contribuição que historiadores e pesquisadores que vem oferecendo ao trazer à luz o forte papel das mulheres nesse conflito. “Sem restringirmos à grande heroína do nosso povo, Anita Garibaldi, mas estendendo a tantas outras mulheres que a história silenciou e que foram fundamentais para o desenvolvimento da vida, das crianças e famílias, da propriedade e da economia do sul do país”. Para o deputado, essa é uma das dívidas históricas necessárias de serem resgatadas para dar o devido reconhecimento ao papel que as mulheres têm na história gaúcha. “A forma como o Império tratava os estados e a postura intervencionista tornou a relação insustentável e os gaúchos e gaúchas deram um basta a essa intervenção federal”, citando a pauta que estruturou o conflito. Além dos aspectos econômicos, Valdeci também destacou os valores republicanos de oposição à monarquia que influenciaram e chamaram a atenção de movimentos revolucionários da época. “Os ideais farroupilhas despertaram a atenção de movimentos libertários em todo o mundo, e, ente eles, o de Giuseppe Garibaldi, que se tornou um dos personagens do conflito ao lutar ao lado das tropas farroupilhas”, citou.

O deputado também chamou a atenção para a necessidade de destacar passagens históricas de triste lembrança para o Brasil e o Rio Grande. “O triste e vergonhoso sistema escravista que marcou a maior parte da história do nosso país e que estruturou tanto as riquezas como as relações de poder das oligarquias, teve na revolução farroupilha uma interface com o abolicionismo, com a promessa de liberdade dos escravizados que se dispusessem a lutar”, lembrou. No entanto, essa é uma passagem que traz consigo a triste lembrança do massacre desses guerreiros. “Os lanceiros negros construíram a mais brava e corajosa frente da guerra. Infelizmente, no final da guerra parte importante de um esquadrão dos lanceiros foi desarmada e covardemente assassinada em Porongos”, lembrou.

Valdeci ressaltou que tais episódios históricos precisam ser incorporados na memória e nas análises sobre a Guerra dos Farrapos: “A revolução farroupilha tem que ser lembrada e analisada de forma ampla, de forma que se enalteça as virtudes e os avanços registrados, mas sem que se apaguem da história as muitas perdas humanas, as injustiças e as crueldades cometidas” destacou. Ao final, o deputado Valdeci Oliveira desejou que os ideais farroupilhas mobilizem a sociedade a lutar contra as discriminações: “Que os ideais farroupilhas sigam mobilizando nosso povo a lutar conta toda o tipo de discriminação e opressão, contra todas as nossas mazelas”, disse. “Que mobilizem a todos nós a cada vez mais enfrentar com políticas públicas e engajamento coletivo contra a escalada da fome, da pobreza, do desemprego e da desesperança”, finalizou.

Texto: Denise Mantovani (MTB 7548)