Patrimônio humano vivo: Helmo de Freitas, o Carijó, recebe medalha

A manhã desta quarta-feira (3), foi de muita emoção na Assembleia Legislativa! Ao som do hino da Costa Doce – Lago Verde e Azul, do grande homenageado do dia, o tocador do povo, Helmo de Freitas, o Carijó, o deputado estadual Zé Nunes (PT), concedeu a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa ao músico, cantor e compositor Carijó.

“É uma homenagem mais que merecida, por toda sua trajetória, que traduz nas composições, a vida desse povo: o peão de fazenda, o trabalhador rural, o agricultor familiar, as comunidades quilombolas, o pescador, o indígena, o pescador, os animais e a natureza”, declarou o parlamentar, que é gaiteiro.

Segundo Zé Nunes, Helmo de Freitas é um patrimônio humano vivo, por tudo que escreve, canta e representa para o Rio Grande do Sul. “Um intelectual vindo do povo que apresenta em suas composições, os desafios da lida rude e desafiadora do campo”, disse.

Emocionado, Helmo agradeceu a homenagem, e afirmou:” tudo que consegui na vida foi cantando o meu lugar e a minha gente”.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)