Assembleia Legislativa vai debater cooperativa de transporte por aplicativo

Proposição é do deputado Mainardi e contará com a presença do prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT).

Foto: Joaquim Moura

Foi aprovada, hoje (6) na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa uma audiência pública para debater a criação e desenvolvimento de uma cooperativa de trabalhadores de transporte por aplicativo na zonal sul do estado. A experiência desenvolvida em Araraquara (SP), onde uma cooperativa funciona com o apoio da prefeitura desde 2021, é a referência que inspira a ideia, sugerida por um conjunto de trabalhadores das cidades de Pelotas e Rio Grande e que tem o apoio do deputado Mainardi.

“A verdade é que as plataformas de aplicativos cobram taxas exorbitantes de administração do serviço. Ao mesmo tempo, os trabalhadores que aderem a elas convivem com um vazio de direitos. A cooperativização pode ser um caminho para garantir mais renda e direitos aos trabalhadores e, ao mesmo tempo, tornar o custo para os usuários ainda mais em conta”, sustenta o deputado Mainardi.

A definição da data da audiência pública ainda depende da agenda do prefeito de Araraquara, mas deve se realizar até a metade de agosto.

Texto: João Ferrer (MTE 8078)